EN FR PT ES

Declarações – Reunião de Câmara de 17 de junho

19 Junho, 2024

Na Reunião da Câmara Municipal de Ourém de 17 de junho foram apresentadas três declarações, subordinadas à atribuição de um prémio à marca “Fátima” pela Turismo Centro de Portugal, à renovação da Bandeira Azul e à distinção como “Praia com Qualidade de Ouro” da Praia Fluvial do Agroal e ainda ao galardão “Cinco Estrelas Regiões” atribuído à Praia Fluvial do Agroal e ao Santuário de Fátima.

Disponibilizamos na íntegra as declarações apresentadas.

 

DECLARAÇÃO | MARCA “FÁTIMA” DISTINGUIDA PELA TURISMO CENTRO DE PORTUGAL

“É com imensa satisfação e orgulho que vimos a marca “Fátima” ser recentemente distinguida pelo Turismo Centro de Portugal na categoria “Marca”. Esta honrosa distinção ocorreu no âmbito do 10.º Fórum de Turismo Interno Vê Portugal, realizado em Torres Vedras entre os dias 3 e 5 de junho. O galardão foi entregue durante uma cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, reconhecendo o valioso contributo do Santuário de Fátima para o desenvolvimento e notoriedade do setor turístico na região Centro de Portugal.

Fátima é uma marca de enorme importância no nosso país. Segundo um inquérito online realizado a 500 portugueses pela Boom Consulting, a marca “Fátima” goza de grande reconhecimento a nível nacional. Este reconhecimento traduz-se numa elevada intenção de visitação, com 92% dos inquiridos expressando o desejo de visitar Fátima, sendo os motivos religiosos a principal razão para essa visitação.

O ex-Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, também destaca Fátima como um dos destinos religiosos mais renomados globalmente. Ele afirma que “Fátima é uma marca muito poderosa”, acrescentando que o próprio nome de Fátima evoca interesse e entusiasmo, constituindo 90% do marketing de qualquer destino. Para Rifai, Fátima desempenha um papel crucial e serve de exemplo para outros destinos, sendo “um dos destinos mais conhecidos em todo o mundo”.

A distinção da marca “Fátima” é um reconhecimento da sua relevância global e do seu papel como um destino de referência a nível mundial e, como tal, gostaria de me congratular, em nome do executivo municipal, por esta importante distinção, aproveitando o fato, para reforçar uma vez mais, o nosso compromisso na valorização e promoção do nosso património religioso e cultural.”

Isabel Costa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém

 

DECLARAÇÃO | BANDEIRA AZUL E PRAIA COM QUALIDADE DE OURO

“A praia fluvial do Agroal foi o cenário escolhido por um júri de 30 elementos da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação para o Hastear Oficial da 1ª Bandeira Azul 2024 de Praia Interior a nível nacional, numa cerimónia decorrida no passado dia 07 de junho e que assinaloutambém o início/abertura da época balnear 2024 das praias de interior.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente a Praias, Marinas e Embarcações de Ecoturismo que cumprem um conjunto de critérios de gestão ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência da qualidade ambiental, que todos reconhecem e valorizam, é o resultado de candidaturas voluntárias, através das quais é avaliado o cumprimento dos critérios para Zonas Balneares, Portos de Recreio e Marinas e Embarcações de Ecoturismo.

Em simultâneo, o Agroal foi premiado com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus, que distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para merecer este galardão, a praia tem de ter uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia, na última época balnear.

O Município de Ourém orgulha-se da escolha do Agroal para o Hastear Oficial da 1ª Bandeira Azul 2024 de Praia Interior, reveladora da qualidade da nossa praia, não só a nível ambiental, mas também estrutural, fruto do grande investimento que temos realizado no local que é, sem dúvida, um dos ex-líbris do nosso concelho.

É ainda muito lisonjeador e motivador a conquista do galardão Praia com Qualidade de Ouro, pela importância que o prémio representa, fruto dos complexos requisitos exigidos.

Não temos dúvidas de que o Agroal merece estas duas distinções por ser uma verdadeira joia, um local especial, emblemático, aprazível, dono de uma beleza única e um espaço onde podemos usufruir do melhor que a natureza nos oferece, daí a aposta do Município em dotar a praia das melhores condições para quem ali se desloca, mas, acima de tudo, focado na sua proteção e preservação em termos ambientais.”

Rui Vital, Vereador da Câmara Municipal de Ourém

 

DECLARAÇÃO | PRÉMIO CINCO ESTRELAS REGIÕES

“É com imenso orgulho e satisfação que estive no passado dia 6 de junho, em Mora, em representação do Município de Ourém, na sétima edição dos Prémios Cinco Estrelas Regiões, onde o nosso concelho foi duplamente distinguido. Esta edição distinguiu a Praia Fluvial do Agroal e o Santuário de Fátima, dois dos mais emblemáticos locais do nosso concelho.

Os Prémios Cinco Estrelas Regiões são um reconhecimento de excelência baseado na avaliação e satisfação de aproximadamente 454 mil consumidores. Desde 2017, a ‘Five Stars Consulting’ tem promovido esta iniciativa nacional com o intuito de identificar e valorizar o que de melhor existe nas diversas regiões de Portugal. Esta iniciativa abrange uma ampla gama de categorias, incluindo recursos naturais, monumentos e património, entre outros, promovendo negócios regionais e ícones nacionais.

A distinção do Santuário de Fátima e da Praia Fluvial do Agroal não é apenas um tributo ao potencial turístico do concelho de Ourém, mas também uma celebração da nossa rica herança cultural e natural. Estes locais, ao serem destacados entre 100 ícones regionais e 128 locais premiados em todo o país, reforçam a imagem de Ourém como um destino de excelência, capaz de atrair visitantes de todo o território nacional e internacional.

Este reconhecimento é um motivo de grande orgulho para todos os nossos Munícipes. É um testemunho do nosso compromisso coletivo com a excelência e com a promoção da nossa identidade regional. É também um incentivo para continuarmos a investir na preservação e valorização dos nossos recursos, assegurando que permanecem como pontos de referência e de orgulho para as gerações futuras.

É igualmente importante destacar que estas conquistas são fruto de um trabalho contínuo e dedicado por parte de toda a comunidade, incluindo as entidades públicas e privadas que trabalham incansavelmente para promover e desenvolver o nosso Concelho.”

Micaela Durão, Vereadora da Câmara Municipal de Ourém

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados