Na reunião da Câmara Municipal de Ourém de 4 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, apresentou uma declaração sobre a recente inauguração da primeira fase da requalificação da Estrada de Minde (Fátima), assim como sobre a obra de arte urbana de homenagem à Mulher aí instalada e promovida por um grupo de cidadãos, em parceria com a Casa da Criança – Centro de Assistência Social de Fátima.
Além do Presidente, também o Vereador Rui Vital expôs uma declaração subordinada à Feira Nova de Santa Iria 2024 e ainda um enaltecimento público ao percurso de Manuel Santos, 2.º Comandante do Quadro Ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém, que encerrou recentemente uma longa carreira ao serviço da comunidade.
A Vereadora Micaela Durão apresentou uma declaração subordinada à programação que o Município promoveu no âmbito da Semana para a Igualdade e Não Discriminação, concretizada entre 24 e 29 de outubro.
Disponibilizamos aqui e na íntegra as declarações apresentadas na última reunião da Câmara Municipal de Ourém.
INAUGURAÇÃO DA ESTRADA DE MINDE (1.ª FASE) E DA OBRA DE ARTE NA “ROTUNDA À FARIA”
No passado dia 1 de novembro, decorreu a inauguração da primeira fase de requalificação da Estrada de Minde, um dos principais acessos à freguesia e à cidade de Fátima.
Considerando que a requalificação das entradas de Fátima são investimentos identificados como prioritários a realizar neste exercício autárquico, este foi mais um momento importante para o cumprimento destes objetivos. A requalificação deste eixo viário com cerca de 3km, transformou o seu perfil com novo pavimento, a execução de passeios e ciclovia, incluindo a ampliação/remodelação de infraestruturas, nomeadamente abastecimento de água, redes de drenagem de águas residuais e de águas pluviais, num investimento superior a 3 milhões de euros, sendo totalmente suportado pelo esforço municipal.
Este investimento vai agora ser completado até ao limite do concelho de Alcanena, através de uma segunda empreitada que visa prolongar a requalificação da Estrada de Minde, num investimento total municipal de 2.166.815,83€ num prazo de obra de 365 dias, permitindo e tornando real a interligação de percursos pedonais e cicláveis entre o Concelho de Alcanena e o concelho de Ourém, assim como o melhoramento da circulação viária, através do aumento da plataforma viária, requalificação dos pavimentos e sinalização horizontal e vertical, neste que é um troço rodoviário muito utilizado por peregrinos no acesso à cidade de Fátima e que vem contribuir para melhores condições de segurança.
Além deste momento houve também oportunidade para a cerimónia de bênção da Rotunda À Faria, que se traduz numa obra de arte urbana de homenagem à Mulher – instalada em rotunda na Estrada de Minde -, criada por um grupo de cidadãos dos lugares situados a sul da freguesia de Fátima, em parceria com a Casa da Criança – Centro de Assistência Social de Fátima. Nesta ocasião é importante agradecer o trabalho destes cidadãos, pois que numa relação de diálogo e cooperação recíproca entre instituições e população tornou possível a concretização deste monumento dedicado à mulher e que embeleza e eleva ainda mais este novo arruamento principal a Fátima.
Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém
FEIRA NOVA DE SANTA IRIA 2024
Entre 24 e 28 de outubro, a cidade de Ourém acolheu mais uma edição da Feira Nova de Santa Iria, um evento de grande tradição no concelho, que conta já com mais de um século de história.
Milhares de pessoas passaram pelo recinto da Feira, que se veio a revelar num verdadeiro sucesso. Foram dias de muita diversão e animação, que se vieram a traduzir em momentos muito felizes para os ourienses.
E se por um lado é fundamental manter a tradição e a verdadeira essência da Feira de Santa Iria, não é menos importante apostar na modernização do evento, dando-lhe nova vida e mais dinâmica, de forma a que se consiga continuar a cativar o interesse dos visitantes.
Nos últimos anos o Município de Ourém tem apostado nos concertos sempre com cabeças de cartaz de renome nacional, mas nunca esquecendo os artistas locais.
A presença de mais e diferentes carroceis, os ex-líbris da Feira, foram fundamentais para o êxito do evento, assim como a elevada qualidade a nível gastronómico que as tasquinhas e streetfood nos trouxeram.
A juntar a tudo isto não podemos esquecer a mostra empresarial, cuja variedade e inovação têm aumentado de ano para ano. Com mais de 60 expositores, estiveram patentes na edição de 2024 da Feira de Santa Iria, praticamente todas as vertentes do setor económico.
A qualidade da nossa Feira desperta o interesse das televisões, pelo que, pelo segundo ano consecutivo o programa da SIC “Domingão” quis estar presente, no chamado dia grande da feira, o domingo, em que tivemos ainda outra novidade, o desfile de moda “Ourém Moda para todos”, iniciativa que enriqueceu a tarde com muita beleza e animação.
O Município de Ourém agradece a todos os participantes que tornaram possível a realização de mais uma Feira Nova de Santa Iria e a todos quantos estiveram envolvidos na preparação e organização do certame.
Rui Vital
Vereador da Câmara Municipal de Ourém
MANUEL SANTOS
Manuel Santos, 2.º Comandante do Quadro Ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém, deu, recentemente, por encerrada uma longa carreira ao serviço da comunidade, por ocasião também dos seus 65 anos de vida.
Dedicação, coragem, trabalhador excecional, empenho, capacidade de liderança são apenas algumas das palavras que o definem, descrição utilizada por quem o conhece de perto, como profissional e ser humano.
A sua carreira teve início em 1976 e fala por si. Ao longo de mais de quarenta anos passou por todos os cargos: Aspirante, Bombeiro de 3ª, Bombeiro de 2ª, Bombeiro de 1ª, Subchefe e Chefe, chegando ao topo da carreira no ano de 1998.
Tornou-se Adjunto de Comando em 2004, e em 2020 foi nomeado para o prestigiado cargo de 2º Comandante.
A sua competência e espírito de missão valeram-lhe inúmeras condecorações, no entanto, e acima de tudo, Manuel Santos dedicou a sua vida a salvar outras vidas.
Os bombeiros de Ourém foram para Manuel Santos, durante largos anos, a sua segunda casa, e em determinadas alturas, tal como o próprio admitiu, aquela instituição foi mesmo a sua primeira casa.
O Município de Ourém apresenta a Manuel Santos o seu profundo respeito e admiração pelo percurso ímpar e inexcedível que realizou, desejando-lhe as maiores felicidades, e agradece pelo tanto que deu à nossa comunidade, revelando-se num exemplo de humanismo, empatia, generosidade e entrega ao próximo.
Rui Vital
Vereador da Câmara Municipal de Ourém
SEMANA PARA A IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO 2024
O Município de Ourém assinalou o Dia Municipal para a Igualdade, integrado na Semana para a Igualdade e Não Discriminação 2024, que decorreu entre 24 e 29 de outubro.
Esta iniciativa do Serviço de Ação Social e Saúde do Município de Ourém, em parceria com a Equipa para a Igualdade na Vida Local, contou com momentos de reflexão sobre a promoção da igualdade de oportunidades para todos, independentemente de género, raça, etnia, orientação sexual, deficiência ou qualquer outra característica e teve a participação de especialistas na matéria e da Conselheira Local para a Igualdade.
Do programa constaram iniciativas, onde foram abordados diversos assuntos subordinados às temáticas da Igualdade, da Violência Doméstica, mas simultaneamente das áreas da Saúde Mental, da Educação, da Intervenção Social, assim como do bem-estar profissional.
No âmbito da violência doméstica, o Município de Ourém através do Espaço M de Ourém – Estrutura de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica, tem tido um papel importante na intervenção direta com as vítimas de violência doméstica e na sensibilização da comunidade para a problemática.
Com foco nessa prevenção e intervenção cada vez mais eficaz e articulada entre os vários parceiros, celebrou-se um protocolo de cooperação para a criação e dinamização de uma Rede Local de Intervenção com Vítimas de Violência Doméstica de Ourém constituída por entidades da Saúde, das Forças de Segurança, CPCJ de Ourém, Ministério Público e Espaço M do Município de Ourém.
Inserido na Semana para a Igualdade e Não Discriminação, foi ainda inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e pelo Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), Rodrigo Ramos, o Balcão da Inclusão de Ourém, , tendo como objetivo disponibilizar informação especializada e acessível para pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
A semana contou ainda com atividades realizadas nos Agrupamentos de Escolas de Ourém no âmbito do programa IGUALMENTE, desenvolvido pelo Centro Local para o Sucesso Educativo que teve como principais temáticas: o Racismo e Xenofobia; Integração de Migrantes e Refugiados; Expressão e Identidade de Género; e Deficiência e Incapacidade.
O Município de Ourém tem destacado a importância destas temáticas, incluindo-as nas suas ações de intervenção nesta área e apresenta um voto de reconhecimento a todos os técnicos envolvidos nesta iniciativa, que muito contribuíram para o sucesso da mesma.
Micaela Durão
Vereadora da Câmara Municipal de Ourém