Foram apresentadas na Reunião da Câmara Municipal de 17 de fevereiro, um conjunto de comunicações que passamos a transcrever na íntegra:
Declaração – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ourém
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ourém desenvolve um trabalho meritório na comunidade, com vista à proteção e bem-estar das crianças e jovens em situação de risco ou vulnerabilidade, atuando na prevenção e na promoção da sua integração social, educativa e familiar. A equipa de técnicos que integram a CPCJ articula diariamente com as diversas entidades parceiras, no sentido de conseguir dar respostas adequadas às múltiplas solicitações que ocorrem. O Município de Ourém apresenta um voto de reconhecimento à CPCJ de Ourém, pelo trabalho fundamental de proximidade que realizam, no acompanhamento, apoio e promoção do bem-estar dos menores, contribuindo assim para a construção de um ambiente mais seguro e inclusivo.
Declaração – IV Semana da Educação
A IV Semana da Educação 2025 realizou-se de 10 a 14 de fevereiro do corrente ano, alusiva ao tema central Reflexão e Ação para uma Escola Transformadora, com o propósito de congregar um conjunto de iniciativas destinadas aos alunos, mas simultaneamente aos docentes e técnicos especializados da Educação, de todas as organizações educativas do concelho.
O programa da IV Semana da Educação contou com um conjunto vasto de atividades, workshops, conferências e as principais temáticas a abordar –Inteligência Artificial, Tecnologias, Impacto da Inteligência Emocional na Educação, Coaching para Docentes, Migrantes e ainda a realização do Fórum Estudante, constituíram-se como oportunidades de consolidação do desenvolvimento dos alunos e uma mais valia para os docentes face aos objetivos traçados inicialmente.
Os objetivos desta IV Semana da Educação foram claramente concretizados, evidenciados pelo enorme entusiamo e envolvimento da comunidade educativa na partilha de práticas e experiências construtivas, com vista a promover um espaço de reflexão sobre os desafios e as potencialidades da educação no concelho de Ourém.
O Município de Ourém propõe um voto de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas escolas do concelho, destacando a importância que as iniciativas deste género representam para a melhoria do sucesso educativo dos alunos e para o qual foi determinante a atuação dos recursos humanos afetos aos diversos serviços da Câmara Municipal.
Declaração – Campeonato Mundial de Ornitologia
Decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira no passado mês de janeiro, o 72.º Campeonato Mundial de Ornitologia, que contou com a participação de 25 Países com mais de 22000 aves a concurso.
O oureense Virgílio Faria participa desde 2016 em campeonatos mundiais e internacionais, levando à competição algumas espécies de aves que o próprio cria há cerca de 3 anos, conseguindo obter frequentemente medalhas de mérito.
Nesta edição de 2025 conseguiu a melhor prestação de sempre, obtendo um total de 14 medalhas em várias classes, tais como os Periquitos de cor Australianos (medalhas de ouro e bronze); Periquitos de porte “ingleses” (medalhas de ouro, prata e bronze); Agapornis Rosicollis (ouro e prata).
O Município de Ourém congratula-se com os resultados alcançados e propõe um voto de reconhecimento ao concorrente desta modalidade, Virgílio Faria, destacando ainda a contribuição para o estudo da conservação das aves, que é fundamental para proteger essas espécies e garantir a biodiversidade.