Na reunião da Câmara Municipal de Ourém de 4 de dezembro, o Vereador Rui Vital apresentou duas declarações relacionadas com as políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável promovidas no nosso Município. Neste contexto, transcrevemos na íntegra a declaração que destaca a atribuição do galardão Eco-Escolas a vários estabelecimentos de ensino do concelho e ainda o documento que realça o trabalho desenvolvido pelo Município neste âmbito e que justifica a ostentação da Bandeira Verde Eco XXI.
ECO-ESCOLAS
“Oito escolas do Município de Ourém receberam na passada quinta-feira, 30 de novembro, a Bandeira Eco-Escolas.
Foram agraciados com este prémio os seguintes estabelecimentos de ensino:
- Jardim de Infância Boleiros-Maxieira
- Escola Básica e Secundária de Ourém
- Colégio São Miguel;
- Casa da Criança – Centro de Assistência Social de Fátima;
- Colégio Sagrado Coração de Maria;
- Centro de Estudos de Fátima;
- Escola EB 2,3 de Caxarias;
- Escola EB 2,3 de Freixianda;
Saliente-se que o Jardim de Infância de Boleiros Maxieira, além da bandeira, conquistou ainda o primeiro lugar na recolha Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REE) de lâmpadas e a Escola Secundária de Ourém o segundo lugar na recolha Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos de pilhas.
O galardão Eco-Escolas é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e que visa premiar as boas práticas e ações desenvolvidas pelos estabelecimentos de ensino com vista à recolhe seletiva de materiais e medidas de promoção e divulgação de âmbito sustentável.
Tratando-se de um projeto de cariz nacional, os estabelecimentos de ensino do concelho entraram em concorrência direta com todas as escolas de todo o país que participaram desta iniciativa.
O Município de Ourém felicita as escolas a quem foram atribuídas as bandeiras Eco-Escolas, e, em especial o Jardim de Infância Boleiros-Maxieira, e a Escola Secundária de Ourém pela conquista do primeiro e segundo lugar nas categorias de recolha REE de lâmpadas e pilhas respetivamente.
Às comunidades educativas envolvidas, os nossos votos de sinceros parabéns.
Atravessamos uma época em que, mais que nunca, urge desenvolver formas de proteção do nosso planeta, e estando certos que essa sensibilização deve iniciar-se nas escolas, para que as nossas crianças e jovens estejam alertados para esta problemática desde tenra idade, entende-se fundamental a adesão a projetos desta natureza.
O Município de Ourém considera fundamental associar-se a projetos que tenham como missão o ambiente e sustentabilidade, estando disponível para aderir, pois temos noção da nossa elevada responsabilidade a este nível.
E porque estamos cientes disto mesmo, temos procurado trabalhar no sentido da implementação de ações e medidas que possam contribuir para a proteção do meio ambiente, bem como no desenvolvimento de métodos preventivos de eventuais impactos negativos resultantes das nossas próprias ações.”
BANDEIRA VERDE ECO XXI
“Pela quarta vez consecutiva o Município de Ourém teve o privilégio de hastear a Bandeira Verde, uma iniciativa do programa ECO XXI, criado e coordenado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e que pretende avaliar o desempenho, mas também o caminho a percorrer no trabalho de construção da sustentabilidade.
A participação do Município de Ourém neste projeto revela uma evolução com tendência crescente, com a pontuação sempre a subir. De 2020 até presente, a pontuação do Município de Ourém aumentou cerca de 10 %: 53,9 em 2020 para 62 % em 2023.
Estamos de parabéns por estes resultados que premeiam o esforço que o Município tem feito em prol de um desenvolvimento sustentável.
A conquista da bandeira verde é ainda reveladora da preocupação e respeito que o Município tem pelo futuro dos ourienses e, claro está, pelo ambiente e pelo nosso planeta.”