EN FR PT ES

Declarações expostas na Reunião da Câmara Municipal de 19 de dezembro de 2022

22 Dezembro, 2022

A Reunião da Câmara foi pródiga em declarações apresentadas no âmbito de alguns dos temas que marcam a agenda da atualidade oureense. Consulte as versões integrais dos textos apresentados pelo Presidente da Câmara Municipal e pelos vereadores, durante esta sessão realizada a 19 de dezembro de 2022.


Declaração sobre visita de do Sr. Presidente da República

Recebemos no concelho de Ourém, no passado dia 12 de dezembro, a visita de Sua Ex.ª, o Sr. Presidente da República, para um conjunto de iniciativas no nosso território, algumas delas já tinham sido devidamente programadas anteriormente e outras em resultado da situação vivida recentemente no nosso concelho, conjugando a oportunidade desta visita.

Como Sua Ex.ª, o Sr. Presidente festejou nesta data a efeméride do seu aniversário, quis iniciar a sua jornada a lecionar uma aula aos mais jovens no Agrupamento de Escolas de Ourém, porque considera que antes do desempenho de cargos políticos e públicos que exerceu, isso só foi possível pelo resultado e circunstância de ser professor. Junto dos mais jovens, fez uma resenha histórica da evolução do país ao longo destes últimos 74 anos, apontou as transformações ocorridas e os factos relevantes que ajudaram à modificação da sociedade portuguesa no plano económico, social e político, tanto no contexto nacional e internacional. No final respondeu às perguntas dos estudantes e ainda houve tempo para gestos de amizade e confraternização.

Seguidamente a visita seguiu até ao norte do concelho, mais precisamente até à Aldeia de St.ª Teresa, na União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais onde o Sr. Presidente da República quis conhecer e falar com os proprietários da casa de primeira habitação que foi consumida pelas chamas no decurso da catástrofe que assolou o concelho de Ourém neste verão. Tomou conhecimento das diligências realizadas para a reconstrução desta casa, mas também deu uma palavra de conforto e alento aos moradores, um sinal muito importante de esperança e crédito para o trabalho que temos vindo a realizar para ajudar estas pessoas.

Ainda dentro deste assunto, efetuou-se uma paragem na Estrada Nacional 356, junto à localidade de Porto do Carro, onde se conseguiu vislumbrar a dimensão de uma parte da área ardida nestes incêndios, verificando-se uma imagem desoladora, mas infelizmente real, das consequências ambientais, económicas e sociais deste tipo de atrocidades que obviamente marcam negativamente o nosso concelho para o futuro, com perdas avultadas em bens.

Por último, Sua Ex.ª o Sr. Presidente da República deslocou-se até ao Castelo de Ourém para conhecer o espaço depois da requalificação recentemente operada neste espaço, dotando-o de mais condições de visitação e valências para receber iniciativas. Recordou que este foi um processo iniciado por si, após a celebração do contrato de comodato com a Câmara Municipal ainda no desempenho de funções de presidente da Fundação Casa de Bragança, sendo por isso um espaço que bem conhece. Visitou os diversos espaços e a exposição, reconheceu o bom trabalho de requalificação e agradeceu a oportunidade da intervenção que ajudou a valorizar este edifício.

Agradecemos e registamos com especial agrado a visita do Sr. Presidente, momento sempre importante para conhecer o trabalho e a realidade do nosso concelho, que sempre muito nos honra e prestigia.

Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém


Encontros PNAID 2022

Dando continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, inicialmente agendados para 2021 (adiados devido à pandemia COVID 19), realizaram-se em Fátima, de 15 a 17 de dezembro, os Encontros PNAID 2022.

Sob o lema “Investimento da Diáspora – um investimento com marca”, os Encontros PNAID são uma iniciativa do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional.

Numa coorganização do Município de Ourém e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – por estes dias, deram-se a conhecer as oportunidades e medidas de apoio ao investimento e à internacionalização em Portugal.

Neste evento em que foram alcançados 750 participantes credenciados, marcaram presença os principais membros do Governo e, inclusivamente, a Comissária Europeia Elisa Ferreira.

Ao longo destes dias foi dinamizado um intenso programa assente em painéis de grande interesse e pertinência para os empresários e investidores. Foram dinamizados igualmente momentos de contacto e networking, bem como visitas a empresas do Concelho e à Vila Medieval de Ourém.

Os Encontros PNAID constituíram-se como um importante evento de criação de oportunidades para os empresários da Região do Médio Tejo, mas também como mais um marco na consolidação do Município de Ourém como ponto de convergência, reunindo todas as condições para a organização e dinamização destes eventos de alcance internacional.

Em nome do Município, o nosso obrigado e o nosso reconhecimento pela união de esforços e sinergias resultantes da cooperação entre todas as entidades envolvidas na organização do V Encontro PNAID.

À Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e aos colaboradores do Município de Ourém, também eles fortemente empenhados na atividade do Gabinete de Apoio ao Emigrante e do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, o meu agradecimento em nome da Câmara Municipal, extensível ao Governo Central pela confiança depositada em todos nós.

Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém


O 60.º aniversário do Colégio de São Miguel

No âmbito das comemorações do seu 60º aniversário, o Colégio de São Miguel desenvolveu diversas iniciativas, designadamente a celebração de uma Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, presidida pelo bispo diocesano D. José Ornelas, assim como atividades com os alunos e respetivas famílias, e ainda a realização de um jantar, no qual marcaram presença professores, antigos alunos, e demais convidados.
O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e a Vereadora da Educação Micaela Durão marcaram presença no evento.
O autarca após saudar todos os presentes procedeu à oferta de uma placa comemorativa, felicitando o Colégio pela comemoração do seu 60.º aniversário e pelos valores próprios que defendem, cujo lema são Amizade, Verdade e Exigência (AVE).

O Município de Ourém endereça os parabéns ao colégio de S. Miguel pelo seu aniversário, destacando a qualidade do serviço educativo que o estabelecimento tem prestado ao longo dos anos e que muito tem contribuído para a formação académica e humana de muitos cidadãos de Fátima e arredores.

Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém


Segunda Semana Gastronómica do Catrepe

Decorreu entre os dias 1 e 8 de dezembro a segunda “Semana Gastronómica do Catrepe”, organizada pela União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais. Esta iguaria é um prato típico desta zona do concelho, sendo confecionado com carneiro cozido em branco e servido com batata cozida.

Aderiram ao evento seis restaurantes da união de freguesias, com a inclusão do prato nos seus menus, muito utilizado, ainda hoje, nas ementas dos casamentos que se realizam naquela zona.

A iniciativa foi, mais uma vez, um grande sucesso, contribuindo de forma significativa para a divulgação e preservação destra tradição secular.

Neste sentido, o Município de Ourém felicita a União de Freguesias pela realização da iniciativa e por contribuir para a divulgação das tradições e da gastronomia de excelência do concelho.

Isabel Costa
Vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém


ANA SOFIA COSTA

Ana Sofia Costa, atleta de Boccia, residente no Centro João Paulo II em Fátima, já nos tem vindo a habituar com as suas vitórias, muitas delas de nível internacional.

Depois da conquista da Medalha de Ouro na Taça do Mundo de Boccia em abril deste ano, Ana Sofia Costa sagrou-se agora Campeã do Mundo de Boccia, no Rio de Janeiro, na categoria de BC3.

Com apenas 26 anos, Ana Sofia Costa tem somado vitórias e conta já com um palmarés invejável, fruto de muita dedicação, espírito de sacrifício e talento.

O Município de Ourém felicita Ana Sofia Costa, e a sua equipa técnica, por mais esta brilhante conquista, que, além do que significa a título individual para a jovem residente no Centro João Paulo II, demonstra ao mundo a qualidade dos atletas do concelho de Ourém, pelo que só podemos estar todos imensamente orgulhosos do trabalho que se tem vindo a desenvolver.

Rui Vital
Vereador da Câmara Municipal de Ourém


Tiro com arco – Juventude Ouriense

Os arqueiros da Juventude Ouriense Patrícia Silva e Tomás Silva sagraram-se, recentemente, campeões nacionais de tiro com arco em Caldas da Rainha, nos respetivos escalões seniores e juniores, em arco curvo.

Após várias provas e sempre com prestações de elevado nível de qualidade, os atletas alcançaram esta brilhante vitória que vem premiar o trabalho desenvolvido ao longo da época, que envolveu muito empenhamento, entrega e concentração.

Os atletas Patrícia Silva e Tomás Silva estão de parabéns, pelo quem o Município de Ourém lhes apresenta votos de felicitações, não deixando claro, igualmente, de enaltecer o trabalho da equipa técnica e da Juventude Ouriense.

Rui Vital
Vereador da Câmara Municipal de Ourém


Exposição – “Sorrisos, Olhares e Afetos”

A exposição – Sorrisos, Olhares e Afetos, organizada pelo Grupo da Diferença e pelo Município de Ourém, em parceria com o Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima e a Liga dos Amigos do Consolata Museu, esteve patente no Auditório Cultural dos Paços do Concelho de Ourém, de 3 a 11 de dezembro e encontra-se exposta no Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, desde o dia 14 de dezembro e até ao dia 10 de janeiro de 2023.

A iniciativa teve como objetivo principal assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, mas simultaneamente despertar na sociedade em geral, a necessidade de se promover a inclusão social e a valorização do cidadão que é portador de deficiência.

A exposição composta por um conjunto alargado de fotografias, procurou retratar os sorrisos, os olhares dos utentes que frequentam as diversas instituições e assim partilhar com todos os visitantes, as emoções vividas no seu dia-a-dia.

Nos dois momentos de inauguração da exposição estiveram presentes alguns utentes, familiares, amigos, assim como os representantes das 5 instituições que compõem o grupo da diferença:  Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), Centro de Reabilitação e Integração Ouriense (CRIO), Centro Social da Divina Providência, Centro João Paulo II e Escola de Educação Especial “Os Moinhos”.

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e a Vereadora Micaela Durão marcaram presença nos dois momentos e tiveram oportunidade de agradecer o trabalho meritório que é desenvolvido diariamente nas instituições, felicitando ainda o autor das fotos, pela qualidade dos trabalhos expostos.

O Município agradece a realização desta tão nobre iniciativa e congratula-se com o interesse manifestado na forte adesão da população que tem visitado a exposição, agradecendo a todos os intervenientes e serviços do Município que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.

Micaela Durão
Vereadora da Câmara Municipal de Ourém

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2023 - Todos os direitos reservados