EN FR PT ES

Declarações apresentadas na Reunião da Câmara Municipal de 18 de abril

20 Abril, 2022

No período “Antes da Ordem do Dia” da Reunião da Câmara Municipal de 18 de abril, foram apresentadas seis declarações subordinadas a temas relevantes da atualidade oureense, que aqui transcrevemos na íntegra.


TMO COM CANDIDATURA APROVADA E FINANCIAMENTO GARANTIDO

No âmbito da abertura da candidatura para apoio à programação dos espaços culturais creditados pela RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, aberto pelo Ministério da Cultura / DGArtes – Direção Geral das Artes, o Teatro Municipal de Ourém foi um dos 38 vencedores a nível nacional. Daqui resulta a atribuição de um valor para 4 anos, a difundir entre 2022 e 2025, e que correspondente a 800.000,00€.

“TMO – uma casa de todos, para todos”,” o nome da candidatura, atua como uma ambição e um propósito para a verdadeira acessibilidade cultural e para estimular e legitimar a democratização cultural.

“TMO – uma casa de todos, para todos”, consubstancia-se no trabalho que já se tinha iniciado na reabertura do TMO, e que se pretende contínuo. Assim, através desta candidatura e consequentemente do seu resultado, é objetivo principal do TMO continuar a apresentar uma oferta cultural regular e contínua ao concelho e à região, promovendo e desenvolvendo ações de programação artística e cultural, potenciando fatores de competitividade com reflexo no modelo municipal de desenvolvimento social, valorizando as pessoas, gerando melhores oportunidades sociais e promovendo a inclusão social por via da arte e cultura através de um programa vasto.

Neste programa estão incluídos espetáculos multidisciplinares de várias linguagens estéticas, com carácter inclusivo, envolvimento da comunidade artística e não artística; produção e transmissão de conhecimento; instalações que interagem com os públicos e espetáculos que promovem o empoderamento e a capacitação social, educacional e económica na região de uma forma concertada.

Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém

 


SEMANA SANTA EM OURÉM

A Vila Medieval recebeu uma multidão para assistir à reedição da Via-Sacra ao Vivo, expressão máxima das celebrações da Semana Santa em Ourém. Nas ruas históricas do velho burgo vivenciou-se com especial intensidade as recriações da última caminhada terrena de Jesus Cristo, desde a sua entrada triunfal em Jerusalém até ao Calvário, dramatizada por cerca de 100 atores e figurantes locais. A recriação bíblica foi enriquecida com orações e cânticos religiosos ao longo das 14 estações, num cenário que não se realizava desde 2019, devido à pandemia.

Os derradeiros Passos da Paixão de Cristo, encenados desde 1999, realizaram-se pela primeira vez com o enquadramento da requalificação do Castelo e Paço dos Condes, obra emblemática deste Centro Histórico.

A Semana Santa em Ourém, que decorreu de 10 a 17 de abril, foi preparada com o intuito de oferecer aos visitantes uma programação cultural diversa aliada às cerimónias religiosas. A exposição de fotografia alusiva à Via-Sacra, o Concerto de Música Sacra pelo Coro Ourearte, da Escola de Música e Artes de Ourém, o Ateliê de Páscoa, o Roteiro de Arte Sacra e a atividade “Onde está o folar da Páscoa”, no Castelo e Paços dos Condes, são disso exemplo, a par das visitas guiadas.

O Município de Ourém agradece às entidades que muito colaboraram para que a iniciativa de realizasse em várias frentes, designadamente a Paróquia e a Junta de Freguesia de N. Sra. das Misericórdias, a Sociedade Filarmónica Ouriense, as forças de segurança-GNR e PSP, e os agrupamentos de escuteiros.

Uma palavra de agradecimento também às pessoas que fizeram parte do elenco que deu vida às personagens bíblicas, aos elementos do grupo coral, ao encenador e aos funcionários do município afetos a várias divisões que se esforçaram para que desde o primeiro minuto de ensaio até à saída do último transfer tudo decorresse bem.

Isabel Costa, Vereadora da Câmara Municipal de Ourém

 


PROJETO CIA-CIDADANIA INFORMADA E ATIVA

O Município de Ourém encontra-se a implementar o projeto “CIA-Cidadania Informada e Ativa” que tem por objetivo principal capacitar os cidadãos para o exercício de uma cidadania informada que assenta cada vez mais na comunicação digital com os organismos da administração local e central. Contribui-se assim para reduzir assimetrias no acesso à informação e aos meios tecnológicos, na medida em que se vai ao encontro dos cidadãos mais afastados da sede do concelho, onde por norma está instalada a Biblioteca Municipal.

O serviço prestado à comunidade, organizado  pela  Biblioteca Municipal de Ourém | RBPMT – Rede de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo | RNBP – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas | Projeto financiado pelo Programa PADES da DGLAB – Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas – Mistério da Cultura, para além de desenvolver a capacitação digital de forma descentralizada tem um potencial de atração de novos utilizadores de equipamentos que de outra forma estaria mais dificultada, abrindo-se um leque de possibilidades para usufruir dos serviços.

Em todo o médio Tejo, a Biblioteca Municipal de Ourém foi palco da primeira sessão do projeto que arrancou a 28 de março até 1 de abril, com os primeiros 10 formandos da freguesia de N. Sra. da Piedade.

As ações seguintes realizaram-se nas freguesias de Caxarias, de 4 a 8 de abril, e Alburitel, de 11 a 14 de abril.

O projeto irá prosseguir na freguesia de Espite, de 20 a 29 de abril, na União de freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais de 9 e 13 de maio e de 14 a 18 de novembro, na União de Freguesias de Gondemaria e Olival, de 16 a 20 de maio, na União de Freguesias de Matas e Cercal, de 23 a 27 de maio, na freguesia de Atouguia, de 30 de maio a 3 de junho, na freguesia de N. Sra. das Misericórdias, de 13 a 17 de junho e de 3 a 7 de outubro, na Freguesia de Seiça, de 27 de junho a 1 de julho, na freguesia de Fátima, de 19 a 23 de setembro e de 16 a 30 de setembro, regressando à freguesia de N. Sra. da Piedade de 21 a 25 de novembro.

No total, no Médio Tejo, estima-se que beneficiem deste projeto de aprendizagem de utilização da internet, de participação gratuita, 1890 formandos, dos quais 370 no Concelho de Ourém.

Até ao final de 2022, com a colaboração fundamental das Juntas de Freguesia, todas as freguesias e uniões de freguesias de Ourém receberão pelo menos uma ação de 10 horas do programa de “Iniciação à Internet para Adultos”. No ano seguinte, receberão as restantes ações previstas para cada freguesia e união de freguesias.

Isabel Costa, Vereadora da Câmara Municipal de Ourém

 


 MUDANÇAS NOS COMANDOS DAS ASSOCIAÇÕES HUMANITÁRIAS DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CAXARIAS E FÁTIMA

Verificaram-se recentemente algumas alterações nos comandos das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Caxarias e Fátima.

Em Caxarias cessou funções de comandante Hélder Silva, tendo sido substituído pelo comandante interino, Nuno Mendes.

Em Fátima assumiu funções de comandante Joaquim Gonçalves, em substituição do comandante interino, Pedro Pereira.

Aos elementos cessantes, o Município de Ourém agradece a dedicação e profissionalismo, desejando votos sinceros de muitos sucessos pessoais e profissionais.

Por outro lado, apresentamos damos as boas-vindas aos novos, desejando muitas felicidades para o desafio que agora abraçaram, salientado que o Município de Ourém estará sempre ao seu dispor, numa perspetiva de total colaboração, abertura e disponibilidade.

Rui Vital, Vereador da Câmara Municipal de Ourém


Meeting Internacional de Fátima-Ourém 2022

Mais de 2500 atletas espanhóis participaram no último fim de semana no Meeting Internacional de Fátima-Ourém 2022 (MIF2022).

A prova decorreu um pouco por todo o concelho, nas diversas infraestruturas desportivas de que dispomos, nomeadamente em Caneiro, Caxarias, Fátima, Ourém e Vilar dos Prazeres, dividindo-se em torneios de futebol 11, futsal e basquetebol e atividades sócio-culturais, tais como QUIZChallenge, concurso de curtas metragens e atividades diárias junto de instituições locais.

A logística respeitante à organização do evento foi assegurada pelo Município de Ourém, em articulação direta com o Meeting Internacional, uma parceria entre vários estabelecimentos de ensino portugueses e espanhóis.

O evento decorreu com enorme êxito, não só em termos desportivos, mas também a nível de segurança e sobretudo fair-play.

O Município de Ourém congratula-se por ter acolhido o MIF, dando provas das suas capacidades logísticas e infraestruturais para acolher iniciativas de renome e que envolvem a presença de elevado número de participantes e público, algo que se conquistou com a aposta forte que temos feito, com a adoção de um conjunto de medidas que se têm traduzido no desenvolvimento e crescimento desportivo do Concelho.

Rui Vital, Vereador da Câmara Municipal de Ourém

 


MISS QUEEN PORTUGAL E MISS TEEN PORTUGAL

Maria Rosado, jovem ouriense, conquistou o título de Miss Queen Portugal 2021 na etapa de seleções Distritais do Concurso Nacional de Beleza (CNB Portugal).

Durante meses a fio, a jovem de 20 anos preparou-se para as provas pelas quais teria de passar até chegar ao ambicionado primeiro lugar.

Maria Rosado sagrou-se vencedora no meio de 45 candidatas, oriundas de todos os distritos de Portugal, no passado dia 10 de abril, em Castro D’Aire.

Castro D’Aire foi igualmente palco da final do concurso Miss Teen Portugal, no qual a também ouriense, Matilde Brito, de apenas 16 anos, participou, tendo alcançado os títulos de Miss Talento, Miss Fotogenia e Miss Social Beauty.

A concurso estavam as 10 adolescentes mais bonitas de Portugal!

O Município de Ourém felicita as duas jovens pelas suas conquistas, congratulando-se pelo seu sucesso a nível nacional, destacando e valorizando a sua participação nestes certames, durante os quais se promove o que de melhor existe em cada região.

Rui Vital, Vereador da Câmara Municipal de Ourém

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados