EN FR PT ES

“Declaração sobre a programação cultural da Rede Artéria” – Isabel Costa

6 Agosto, 2019

Na Reunião da Câmara de 5 de agosto, a Vereadora-Executiva Isabel Costa apresentou uma declaração sobre a programação cultural do projeto Rede Artéria, responsável, entre outros, pela apresentação do espectáculo de teatro e multimédia “LUTO” em Ourém.

 O projeto Rede ARTÉRIA, Programação Cultural em Rede, é um projeto cofinanciado pelo Programa CENTRO 2020, que cria e faz circular espetáculos originais em oito concelhos da região Centro. No ano de 2018, o Município de Ourém acolheu a criação artística do Município de Coimbra e da Figueira da Foz, promovendo ainda a criação artística VAGAR, que contou com a colaboração de artistas da comunidade oureense, que foi também em digressão por três concelhos que integram a rede.

Nos dias 27 e 28 de julho de 2019, o Município acolheu, no Parque da Cidade – António Teixeira, a criação artística do Município de Tábua, LUTO. Este projecto transdisciplinar nasceu a partir de uma reflexão, vontade e proposta dos agentes locais, a partir do fogo de 15 de outubro de 2017, de tal modo violento na região (e na memória de todo um país), que marca um antes e um depois na sua história.

LUTO foi um espetáculo que incitou o público a um momento reflexivo e a um olhar crítico e criterioso o sobre o processo de lidar com a perda, de vidas humanas, de memórias, e de espaços físicos. Além de abordar as questões da catástrofe e do trauma que tudo transforma, este projeto apresentado pela companhia de teatro CIRCOLANDO propôs ao público uma reflexão sobre a forma como a sociedade/humanidade vai lidando com o desenvolvimento e com as transformações que esse desenvolvimento acarreta.

Com o acolhimento deste último espetáculo, assistido por cerca de 160 pessoas, considera-se que foram atingidos os objetivos propostos, valorizando-se acima de tudo a qualidade da programação cultural do Município.”

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados