EN FR PT ES

Declaração – Reunião de Câmara de 2 de Janeiro

4 Janeiro, 2023

Na Reunião de Câmara de 2 de Janeiro, a Vereadora Isabel Costa apresentou uma Declaração dirigida às várias empresas oureenses recentemente distinguidas com o galardão PME Excelência, que aqui transcrevemos na íntegra:

 

“O estatuto PME Excelência, constitui um selo de elevada reputação que permite às empresas relacionarem-se com a sua envolvente – fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais – numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios.
As PME Excelência são selecionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal a partir do universo das PME Líder, num justo reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia nacional.
Ao longo dos 10 anos de existência têm sido cada vez mais as empresas que têm alcançado o galardão PME Excelência, de acordo com a última listagem apresentada recentemente pelo IAPMEI, registou-se em 2021 em Portugal um total de 3881 empresas merecedoras deste galardão.
Neste universo de empresas, verifica-se que o setor do comércio com 1159 empresas (29,9%) e a indústria com 984 empresas (25,4%), são as atividades com maior representatividade. Das empresas galardoadas 72,7% são de pequena dimensão. Além disso, em termos globais, as empresas galardoadas têm associado um volume de negócios de 14 542 milhões de Euros e 123 140 postos de trabalho.
Nos 13 Municípios que compõem o Médio Tejo foram distinguidas 86 empresas com o galardão PME Excelência.
Da listagem constata-se que o concelho de Ourém está representado com 39 empresas que obtiveram este estatuto (45%), facto que constitui um orgulho para o concelho e que demonstra a capacidade empreendedora das empresas e dos empresários ourienses.
Das 39 empresas galardoadas, 16 estão relacionadas com setor da indústria transformadora (que continua a ser o setor de atividade mais representado), 9 empresas inserem-se no setor de atividade comércio e serviços e 8 no setor da construção civil; 4 empresas foram indicadas pelo Turismo de Portugal por pertencerem a área de hotelaria e restauração e 2 empresas estão associadas a outros setores.
O galardão PME Excelência assume-se como uma forma de distinguir as empresas que apresentam perfis de desempenho elevados, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas.

Assim, considera-se de salientar os excelentes resultados obtidos no Município ao obter tão grande número de galardões, bem como de felicitar os empresários pelo seu trabalho e esforço.”

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2023 - Todos os direitos reservados