EN FR PT ES

Declaração – Natal em Ourém 2021

18 Janeiro, 2022

A Vereadora da Câmara Municipal de Ourém, Micaela Durão, expôs uma declaração subordinada à programação de Natal promovida pelo Município de Ourém e respetivos parceiros, na reunião de Câmara que decorreu esta segunda-feira.

A declaração sublinha a qualidade e diversidade das iniciativas integradas na programação do “Natal em Ourém 2021” e enaltece o empenho e dedicação dos serviços camarários, assim como de todos os parceiros envolvidos na dinamização do evento.

Transcrevemos aqui e na íntegra a declaração em causa:

 

O Município de Ourém promoveu o evento Natal em Ourém 2021 com o intuito de assinalar a efeméride e o espírito natalício nesta época festiva, que decorreu entre 30 de novembro e 6 de janeiro de 2022.

Do programa da iniciativa constaram diversas atividades, destinadas à população em geral, destacando-se algumas delas de maior abrangência, como sejam:

– A campanha de apoio ao comércio local, No Natal compre no comércio local…e ganhe prémios, com a colaboração da ACISO. No dia 10 de janeiro realizou-se o sorteio dos três cupões por estabelecimento comercial, dos 158 aderentes à campanha. Na mesma ocasião foram atribuídos os três prémios do Concurso de Montras Digital, promovido pela ACISO e com o apoio do Município;

– A inauguração da iluminação natalícia, nas cidades de Fátima e de Ourém;

– A inauguração do presépio elaborado pela Comunidade Vida e Paz e pelo CRIF, na cidade de Fátima;

– A exposição de Presépios de Natal, no Posto de Turismo, em Fátima;

– Um programa de espetáculos de grande qualidade no Teatro Municipal de Ourém;

– As atividades na Biblioteca Municipal de Ourém e na Casa do Administrador-Museu Municipal de Ourém;

– O Concerto “Natal Solidário”, apresentado pela SFO;

– As diversões e animações, tais como o Carrossel Parisiense e a casa do Pai Natal, instalados na Praça Mouzinho de Albuquerque, a Pista de Gelo disponível na Praça Exterior do Teatro Municipal de Ourém, assim como outras atividades, promovidas pelas diversas entidades e associações locais do concelho;

– A entrega de cabazes e prendas de Natal envolvendo cerca de 50 famílias, promovida anualmente pelo Centro Comunitário do Voluntariado;

No âmbito da educação, o Município ofereceu umas lembranças aos alunos da educação pré-escolar e do 1º CEB, e distribuiu vouchers a todos os alunos do ensino Básico e Secundário para compras no comércio local, que poderão utilizar até ao próximo dia 31 de maio.

Para os alunos mais jovens, o Município promoveu o concurso Carta ao Pai Natal destinada aos alunos do 1º CEB do concelho, com o objetivo de incentivar e estimular a expressão escrita assim como a criatividade dos mesmos. Este concurso colheu um grande entusiamo por parte dos alunos, que se manifestou na enorme participação no mesmo.

Acresce ainda a esta iniciativa, um convite lançado pelo Município às escolas/colégios para participarem na atividade Pinta com Pinta, que consistiu na decoração de 21 lonas, posteriormente distribuídas por vários locais do concelho, contribuindo assim para a imagem e embelezamento das vilas e cidades do concelho, reforçando desta forma o espírito natalício junto da comunidade local e dos visitantes.

Na última semana de aulas do 1º período letivo, estava previsto um espetáculo de Natal destinado às crianças da educação pré-escolar e do 1º CEB. Contudo, os constrangimentos associados à pandemia de COVID-19 impediram a sua concretização.

A iniciativa Natal em Ourém 2021 e o sucesso das atividades concretizadas devem-se muito ao empenho e à dedicação dos serviços do município, que dinamizaram as atividades, mas também ao enorme espírito de colaboração e esforço de participação por parte das escolas/colégios e demais instituições da comunidade que, apesar dos constrangimentos impostos pela situação pandémica, estão sempre recetivos às iniciativas propostas.

Por esse facto, aqui fica o reconhecimento do Município de Ourém.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados