EN FR PT ES

Declaração – “Fórum Estudante 2020”

4 Fevereiro, 2020

Declaração apresentada pelo Presidente Luís Miguel Albuquerque,
na Reunião da Câmara Municipal de 3 de fevereiro, a propósito da 5.ª edição do Fórum Estudante de Ourém

“Decorreu no dia 31 de janeiro a V edição do Fórum Estudante de Ourém. As atividades foram descentralizadas e ocorreram no Centro de Exposições, no Centro Paroquial de Nossa Senhora da Piedade, no Multiusos da Escola Básica e Secundária de Ourém e no Auditório da Escola Profissional de Ourém, numa estreita parceria entre o Município, os vários estabelecimentos de ensino do Concelho e o Projeto de Empreendedorismo Social – Inspiring Future.

Chegados ao 9.º e ao 12.º ano de escolaridade, muitas incertezas e incógnitas se levantam aos alunos e suas famílias. A grande dispersão de cursos e de ofertas formativas tendem, muitas vezes, a agudizar estas incertezas. Com esta iniciativa pretende-se que os alunos obtenham uma informação mais direta e personalizada junto das diversas instituições presentes; 28 do ensino superior e o Exército Português, para além das ofertas do ensino profissional das escolas do concelho, procurando contribuir para uma tomada de decisão mais consciente e informada. No total, passaram pelo Fórum cerca de 1200 alunos do concelho.

De forma a dar mais atratividade e dinâmica ao Fórum, para além dos expositores e dos vários workshops, dinamizaram-se eventos de dança, música, palestras em diversas temáticas, passagem de modelos das escolas do concelho com o tema “+ Ambiente”, uma LanParty para alunos das escolas com ensino secundário, demonstrações de xadrez, Realidade Virtual e Aumentada bem como várias demonstrações da oferta formativa dos estabelecimentos de ensino do concelho.

A atividade, na nossa opinião, foi mais uma vez um sucesso, pelo que agradecemos a todos pelo dinamismo e empenho demonstrado e especialmente à Escola Secundária de Ourém, Escola IV Conde de Ourém, Escola Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão; Colégio São Miguel, Centro de Estudos de Fátima, Colégio Sagrado Coração de Maria, Escola Profissional de Ourém e Escola de Hotelaria de Fátima, à Associação P’ Escola da Soutaria (Xadrez) assim como aos Institutos e Universidades presentes, ao Exército Português e à Paróquia de Nossa Senhora da Piedade pela cedência do Salão Paroquial de Ourém.

Por fim, uma mensagem de agradecimento aos alunos e alunas pela forma responsável com que aderiram e participaram no Fórum.”

 

 

Partilhar:
Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados