EN FR PT ES

Debate “Saúde Mental – Dinâmicas locais de intervenção”

24 Maio, 2022

Integrado na Semana da Saúde Mental, promovida pelo Município de Ourém, decorreu esta tarde, a partir do Teatro Municipal de Ourém, o debate “Saúde Mental – Dinâmicas locais de intervenção”. A sessão de abertura do fórum, onde participou o Vice-Presidente Natálio Reis, contou também com a presença de Ivone Caçador, diretora clínica do CHMT, Diana Leiria, Diretora Executiva ACES Médio Tejo e Renato Bento, Diretor da Segurança Social de Santarém.

Ainda antes de um momento reservado ao debate, houve lugar à apresentação de um conjunto de projetos de Dinâmicas Locais de Intervenção, nomeadamente o projeto Ombro Amigo, dinamizado pela Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, o projeto EMMILEA, pela Santa Casa da Misericórdia Fátima – Ourém e a Equipa Comunitária Multidisciplinar de Saúde Mental para a População Adulta (ECMSMPA). Seguiu-se uma de troca de ideias e experiências aberto à audiência, moderado por António Castanheira e protagonizado por um painel de convidados composto por Teresa Maia, Coordenadora Regional de Saúde Mental da ARSLVT, Luísa Delgado, Diretora do Serviço de Psiquiatria CHMT e Jorge Carvalheiro, Coordenador da equipa ECMSMPA.

O encerramento da sessão coube a Micaela Durão, Vereadora da Câmara Municipal de Ourém com os pelouros da Saúde, Educação e Ação Social que, na sua intervenção, realçou, antes de mais, a importância e relevância destes momentos. Micaela Durão reforçou a necessidade de continuar a desenvolver um trabalho em rede, de forma comunitária, como forma de atingir os melhores resultados possíveis num tema, hoje mais que nunca, com especial relevância e atualidade. Para terminar, a Vereadora agradeceu a presença de todos e o trabalho realizando, endereçando ainda os parabéns para a Equipa Comunitária Multidisciplinar de Saúde Mental para a População Adulta, que celebra o seu primeiro aniversário.

Iniciada no passado dia 16 de maio com 3 dias de formação exclusiva para Profissionais de Saúde subordinada ao tema “Programa + Contigo – Prevenção de Comportamentos Suicidários”, a semana da Saúde Mental previa ainda a realização de uma Caminhada pela Saúde Mental com atividades desportivas e de Relaxamento que, por recomendação da Direção- Geral da Saúde, foi adiada para o próximo dia 3 de junho, pelas 15h30.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados