EN FR PT ES

Novas Regras de Desconfinamento e Ponto de Situação a 18 de maio

19 Maio, 2020

­O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, apresentou, na última Reunião da Câmara, um conjunto de novas regras de desconfinamento, a implementar, já a partir de 18 de maio assim como um ponto de situação relativo às medidas tomadas no âmbito da COVID-19.

 

NOVAS REGRAS DE DESCONFINAMENTO (a partir de 18/05/2020)

– Reabertura de esplanadas;

– Reabertura da Casa Mortuária (acesso condicionado a 5 familiares);

– Reabertura do Centro Municipal de Exposições;

– Retoma da atividade de vendedores de produtos não alimentares no interior do mercado.

Ainda na mesma reunião, foi comunicada a decisão de reabrir os Sanitários Públicos, a partir de 25 de maio e a Feira Exterior Semanal, a 4 de junho. Todas estas novas ações pressupõem uma gradual reabertura da economia e um retomar da normalidade, sempre cumprindo escrupulosamente as normas legais emitidas pela Direção-geral da Saúde.

MÁSCARAS SOCIAIS

Luís Miguel Albuquerque fez ainda o ponto de situação relativo à distribuição de máscara sociais no concelho de Ourém. A 18 de maio já tinham sido distribuídas 25 mil máscaras para Juntas de Freguesia e enviadas, por correio, 6 mil para as zonas urbanas das freguesias de Fátima e Nossa Senhora da Piedade.

CAMPANHA DE TESTAGEM

No que diz respeito à campanha de testagem já iniciada, o Presidente deu conta de que, neste momento, já foram testadas 61 instituições (entre ipss, lares e creches) num total de 1476 testes. Até ao momento houve a registar um caso positivo, incluído nos 5 casos ativos, a 18 de maio.

REABERTURA DE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO

Ainda no mesmo dia, reabriram, após uma interrupção de dois meses devido à pandemia causada pelo Novo Coronavírus, alguns estabelecimentos de ensino do concelho de Ourém. O Presidente, que teve oportunidade de testemunhar, na Escola Básica e Secundária de Ourém, a forma ordeira e pacifica como essa reabertura decorreu, assim como as fortes medidas de segurança adotadas pelas escolas para proteger toda a comunidade escolar. Luís Miguel Albuquerque complementou ainda que, para além do fornecimento de computadores, hotspots e refeições, o Município assegura, também, todos os transportes dos alunos, até ao fim do ano letivo, o que representa um investimento de 30 mil euros.

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O USO DE MÁSCARA

Complementarmente a tudo isto, está a ser desenvolvida uma campanha de sensibilização que será apresentada nos suportes publicitários do Município, apelando ao uso de máscara, em que Presidente, Vereadores, Presidente da Assembleia Municipal e Presidentes de Junta dão a cara por esta tão nobre causa.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados