EN FR PT ES

Comunicação do Presidente da Câmara – Jantar de Empresários | 25 novembro

26 Novembro, 2021

Excelentíssimas Senhoras, Excelentíssimos Senhores,
Caras e caros empresários,
Ilustres convidados,
Profissionais da comunicação social,
Estimados amigos,

Inicio esta minha intervenção, dirigindo-me à ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima. Na pessoa da Dra. Purificação Reis, saúdo todos os dirigentes desta associação, que muito contribuíram e contribuem para a dinamização do sector empresarial e da economia local.

Saúdo igualmente toda a sala, sublinhando uma palavra muito especial aos empresários aqui presentes. Nunca será demais recordar o período difícil pelo qual estão a passar, todas as empresas, e empresários, desde o início da pandemia.

Com resiliência e galhardia, estão a superar mais esta crise, graças a um trabalho extraordinário, que, ainda hoje, faz com que Ourém, se mantenha como o segundo Concelho com mais empresas criadas no Distrito de Santarém, sendo também um dos municípios, a nível nacional, com uma das taxas de desemprego mais baixa, registando no final de outubro de 2021, 682 desempregados, o equivalente a 2,35% da nossa população, ou seja, uma taxa de desemprego, que é metade da média nacional.

Nesta oportunidade e estando presentes muitos dos empresários da nossa terra, quero reforçar perante todos vós, que o Município de Ourém continuará a assumir-se como um parceiro privilegiado das vossas empresas e dos vossos negócios. Continuaremos ao lado dos empresários, para os ajudar a vencer as dificuldades, e a triunfar, perante desafios, como a competitividade, a inovação e a internacionalização das vossas marcas.

O Município de Ourém tem feito um grande esforço, para dotar os serviços municipais de meios capazes de apoiar as empresas e os empresários. O Espaço Empresa é um bom exemplo disso mesmo, continuando à disposição de todos os empresários, para os ajudar no que for necessário.

Minhas Senhoras, meus Senhores,

O Município de Ourém tem vindo a apostar de forma incisiva no reforço dos nossos parques empresariais, única forma de conseguirmos atrair mais empresas para o nosso Concelho. Desta estratégia, nascerá a construção da Área de Acolhimento Empresarial da Freixianda. Trata-se de um investimento de 4,5 milhões de euros, com financiamento já garantido, através de Fundos Comunitários, no valor de três milhões de euros, fruto de uma candidatura que submetemos, junto da CCDR do Centro, e que já está aprovada.

Recordo que esta futura Zona Industrial, ficará situada numa zona de baixa densidade, o que possibilita, que as empresas que ali se instalem, tenham acesso aos benefícios fiscais que o Governo está a atribuir, e que consistem na redução de impostos e majoração de incentivos para a criação de postos de trabalho.

Também a Zona industrial de Fátima, está finalmente classificada como espaço industrial e onde as empresas ali localizadas, já estão devidamente licenciadas ou em condições de se poderem legalizar. Bem sabemos que o local continua com alguns constrangimentos, entre eles a falta de abastecimento público de água, um problema que queremos resolver no decurso deste mandato.

A Zona Industrial de Caxarias irá ser ampliada, estando neste momento a Junta de Freguesia de Urqueira, proprietária do espaço, a elaborar um regulamento de alienação dos cerca de 30 lotes existentes, algo que será uma realidade a muito curto prazo.

O Município de Ourém vem fazendo a sua parte! Mas estamos bem conscientes de que não basta construir ou requalificar parques industriais, se não resolvermos o problema das respetivas acessibilidades aos principais eixos rodoviários do país.

É neste sentido, que estamos a melhorar a ligação da Zona Industrial de Casal dos Frades ao IC9, esperando poder prolongar esta requalificação em direção à zona norte do nosso Concelho no decurso deste mandato autárquico, e profundamente empenhados em fazer da ligação do IC9 à A1, uma realidade. Como sabem, a resolução deste problema não depende do Município de Ourém. É uma obra que depende da ação do Governo, mas podem contar connosco, para continuar a exercer influência e pressionar quem de direito nesse sentido.

Minhas Senhoras, meus Senhores

O Município de Ourém, caminha lado a lado com empresas e empresários, especialmente nos momentos mais difíceis, como têm sido estes que vivemos há mais de ano e meio.

Permitam-me que enumere, algumas das medidas que entendemos, levar a efeito neste âmbito:

O apoio ao comércio local, através de uma campanha, em época natalícia, que mobilizou cerca de 200 comerciantes e que agora repetimos. O sucesso da primeira edição, motiva-nos a continuar já este ano, possibilitando descontos, em compras de Natal aos cerca de seis mil estudantes do nosso Concelho e concedendo prémios aos consumidores, e permitindo que as lojas aderentes possam vender mais 150,00€ dos seus produtos.

Concedemos, também, apoios diretos aos estabelecimentos com quebras de faturação, iguais ou superiores a 50% durante a pandemia. Disponibilizámos apoio às rendas, com um apoio de 50% da renda no primeiro ano de atividade, e 75% no segundo ano, uma iniciativa que continua até ao final do ano, mas que ponderamos prolongar no tempo, atendendo aos resultados obtidos ao nível da instalação de novos estabelecimentos no nosso Concelho.

A iniciativa das 10001 noites, foi um sucesso, de tal forma que tínhamos previsto que a mesma durasse até ao mês de março do próximo ano. No entanto, esta oferta esgotou logo no final de outubro, com evidentes benefícios para a hotelaria, restauração, e também para os turistas que nos visitaram.

Caras e caros amigos,

A pandemia ainda não terminou e, os próximos meses, tradicionalmente época baixa em termos turísticos, vão ser difíceis, pelo que, para apoiar a nossa hotelaria, irei propor, ao Órgão Executivo, o reforço desta campanha, com o objetivo de atribuir mais 4001 noites, a usufruir entre 1 de janeiro e 30 de abril do próximo ano.

Será mais um esforço adicional do Município, para relançar a retoma turística que todos ambicionamos.

O Município está fortemente empenhado na promoção da Cidade de Fátima e do Concelho de Ourém. Neste contexto, vamos também avançar com um investimento publicitário significativo, que vai resultar na divulgação da nossa oferta turística, em outdoors estrategicamente situados nas principais vias de comunicação do país.

Aproveito esta oportunidade, para lançar um apelo, que é também um desafio, aos empresários do sector hoteleiro: ajudem-nos a promover o nosso território, divulgando a oferta turística de todo o Concelho e porque não dizê-lo, de toda a região. Fátima será sempre a porta de entrada para um Concelho, e para uma região, plena de riqueza patrimonial, histórica e cultural, mas se divulgarmos as nossas potencialidades turísticas, tenho a certeza de que o grande objetivo de aumentar a estadia média no nosso Concelho está ao nosso alcance.

Minhas Senhoras, meus Senhores

Também em resultado do empenho do Município de Ourém nesta causa, a Cidade de Fátima vai receber os Encontros PNAID 2021, de 9 a 11 de dezembro. É um evento internacional, coorganizado com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que pretende, entre outros benefícios evidentes, potenciar negócios entre as empresas da nossa região e os investidores da diáspora. Proponho, que possam consultar o programa, e que se inscrevam desde já, juntando-se aos mais de 600 participantes, que já confirmaram a sua presença.

Quero agradecer ao Dr. Josué Matias, e à sua equipa, esta apresentação que poderá ser um instrumento importante para futuros investimentos e que poderão ser consagrados no tão anunciado Plano de Recuperação e Resiliência, a famosa bazuca europeia, e também no próximo quadro comunitário de apoio, o PT 2030.

Em complemento dos apoios que se preveem que possam existir, o Município tem em curso uma proposta de Regulamento de Apoio à Captação e Fixação de empresas no Concelho de Ourém. Trata-se de um instrumento que pretende conceder isenções ou reduções de taxas em sede de IMI, IMT, derrama e licenciamentos municipais. Quando for aprovado pela Câmara, este regulamento, será mais uma ferramenta, que nos permitirá ter condições para sermos ainda mais competitivos, na captação de novas empresas e de novos investimentos.

 

Minhas Senhoras, meus Senhores,

Termino, antecipando votos de uma quadra natalícia feliz para todos, desejando que o ano de 2022, resulte numa vitória total sobre a pandemia, para que os vossos negócios, possam prosperar, com menos dificuldades e menores obstáculos, sempre com o Município de Ourém como parceiro.

Estaremos sempre de porta aberta às nossas empresas e aos nossos empresários. Juntos, seguiremos lado a lado, na missão de tornar Ourém num município de excelência empresarial.

Obrigado a todos.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados