EN FR PT ES

Comemorações do Dia do Município de Ourém – 20 de Junho

16 Junho, 2020

O Município de Ourém vai comemorar o seu feriado municipal no próximo dia 20 de junho num formato diferente do habitual, tendo em conta as medidas de contenção da pandemia de Covid-19 ainda em vigor. Os atos solenes evocativos do Dia do Município de Ourém vão decorrer na manhã de 20 de junho e além das tradicionais cerimónias solenes, terão como ponto alto a inauguração da Praça Dr. Francisco Vieira e da Rota dos Pastorinhos.

O programa dedicado ao Dia do Município de Ourém terá início às 09h00, com o Hastear das Bandeiras em frente ao Edifício-sede do Município de Ourém, na Praça D. Maria II. A Cerimónia Solene terá lugar no auditório da INSIGNARE, a partir das 09h45, momento que contará com um número reduzido de convidados, garantindo o cumprimento das normas de distanciamento social. Aqui, como anteriormente anunciado pelo Presidente Luís Miguel Albuquerque, “não serão atribuídas distinções externas, além do reconhecimento devido aos funcionários que completam 25 anos ao serviço da Câmara Municipal de Ourém”. Após a Cerimónia Solene será exibido um filme subordinado à Rota dos Pastorinhos, projeto que será inaugurado neste dia e enaltece a história dos três videntes de Fátima, constituindo um incentivo para que os visitantes de Fátima explorem os vários pontos de interesse existentes no concelho.

A praça em frente ao Auditório da INSIGNARE sofreu recentemente obras de requalificação e será inaugurada às 11h00, passando a assumir uma nova denominação: Praça Dr. Francisco Vieira. Francisco Vieira, falecido em outubro de 2017, foi um ilustre munícipe com um vasto currículo de dedicação à causa pública e ao associativismo, tendo inclusivamente desempenhado funções como Vereador da Câmara Municipal de Ourém, entre outros cargos relevantes. Esteve também intimamente ligado à fundação da Escola Profissional de Ourém e foi diretor da INSIGNARE. Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém acredita ser “o local ideal para perpetuar a sua memória, assim como o tanto que a sua obra representa para o concelho de Ourém”.

Já em Aljustrel, pelas 11h30, decorrerá a inauguração da Rota dos Pastorinhos. Esta rota apresenta um percurso assente nos 10 lugares que marcaram a história dos três videntes de Fátima e as suas vivências no concelho de Ourém. Ao percorrer a Rota dos Pastorinhos, os visitantes encontrarão painéis interpretativos e outros elementos onde poderão obter informações sobre a vida dos pastorinhos e sobre os vários recursos turísticos existentes no concelho de Ourém. A “Rota dos Pastorinhos” passará por locais emblemáticos como Aljustrel, Fátima e Ourém e por outros menos óbvios como Olival e Soutaria, narrando episódios menos conhecidos da vida dos videntes e convidando os visitantes a conhecerem o concelho. O projeto é financiado por fundos comunitários e contará com placas informativas, painéis interativos, bancos e módulos de suporte de bicicletas para usufruto de todos.

As comemorações do Dia do Município de Ourém serão apenas destinadas a convidados, de acordo com as normas e recomendações que visam o combate à propagação da Covid-19, mas os munícipes poderão acompanhar todos os momentos desta celebração através das transmissões online e em direto que serão disponibilizadas no Facebook oficial do Município de Ourém.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados