EN FR PT ES

Comemorações do 25 de Abril – Intervenção do Presidente da Câmara

27 Abril, 2020

Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, por ocasião das comemorações do 25 de Abril, em Ourém:

Caros oureenses, concidadãos e amigos,

Comemoramos hoje, mais um aniversário do 25 de abril, que este ano assume um figurino marcadamente diferente, por força das contingências impostas pelo combate à pandemia da COVID-19, missão para a qual todos estamos convocados para darmos o nosso melhor, cumprindo e fazendo cumprir as recomendações e determinações das autoridades de saúde.
Apesar das adversidades que o nosso país atravessa, continua a ser tempo de expressamos, com sentimento, o reconhecimento e gratidão aos militares de abril, pela oportunidade que nos deram de escolher o nosso caminho, construindo um futuro coletivo, onde se respeita a diversidade de opiniões e de ideias. É assim que hoje, assinalamos com orgulho a presença de Portugal no seio do grupo das nações dignas e de espírito humanista.
É também nos momentos de maior dificuldade, que é mais importante o que nos une, que aquilo que nos separa, o que nos permite perceber o verdadeiro sentido da liberdade, que carateriza as sociedades modernas.
A nossa história não é propriedade de ninguém, mas um património de todos os portugueses e hoje, é dia de recordar o 25 de abril como um dia festivo, um dia em que se renova a esperança num País melhor para todos e, sobretudo, para as gerações futuras.
É acreditando em Portugal, no povo de Ourém e na sua extraordinária capacidade de trabalho e de resiliência, que os dirigentes políticos do Município de Ourém têm norteando a sua ação, agora e sempre, para o apoio aos que mais sofrem com esta crise sanitária e económica, através da implementação de medidas concretas, que possam contribuir para minorar as dificuldades das pessoas, das empresas e das instituições e ajudando no relançamento dos fatores de produção e do emprego, ambos ameaçados por esta pandemia.
Nos dias que correm, acredito que os valores de abril possam ficar mais vivos com esta luta contra as desgraças anunciadas, pois este é o verdadeiro espírito que os cravos simbolizam, na unidade nacional e na solidariedade. Que também simbolizem, em suma, o espírito indomável de um povo, que faz frente às adversidades e que se une agora, por um futuro mais feliz e próspero para os seus filhos.
Acredito assim, que Ourém se continuará a inspirar na sua história secular e na capacidade das suas gentes, para dar o seu melhor contributo para debelar esta crise sanitária, económica e social, tendo ao seu lado, em todos os momentos a administração municipal, para tomar as decisões mais consentâneas com o interesse público, que é, afinal, o de todos nós.

Viva o 25 de abril, viva Ourém, viva Portugal.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados