EN FR PT ES

Cerimónia de abertura do Ano Letivo 2022/23 no Concelho de Ourém

6 Setembro, 2022

A Câmara Municipal de Ourém promoveu, esta terça-feira, a cerimónia de Abertura Oficial do Ano Letivo 2022/23 no nosso Concelho, decorrida no Teatro Municipal de Ourém, onde os docentes foram recebidos pelo presidente Luís Miguel Albuquerque e pela Vereadora da Educação, Micaela Durão.

A cerimónia conteve uma Sessão de Abertura, protagonizada por Luís Albuquerque, Agripina Vieira (Diretora do Centro de Formação Os Templários), Bruno Santos (Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo) e Ângela Marques (em representação da Assembleia Municipal de Ourém).

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém tomou a palavra para dar as “boas vindas a todos os docentes” que atuam no nosso território, aproveitando a oportunidade para apresentar o nosso Concelho aos professores que se preparam para aqui lecionar pela primeira vez.

“O Município de Ourém tem vindo a investir muito na criação das melhores condições para que os profissionais da educação possam exercer a sua atividade. Neste momento, estão em curso investimentos na ordem dos 5 milhões de euros, valor onde se inclui também os salários dos assistentes operacionais, o transporte escolar, a alimentação e as refeições a contratar, as atividades de enriquecimento curricular, e tudo o que está relacionado com a atividade de todas as escolas deste nosso Concelho”, vincou Luís Miguel Albuquerque, lembrando que “está também em curso a construção de um novo Centro Escolar, em Atouguia, assim como está prevista a construção do Centro Escolar Fátima-Sul e do Centro Escolar Fátima-Estádio”.

Luís Miguel Albuquerque reforçou que “o Município de Ourém estará sempre disponível para continuar a colaborar” com as escolas do Concelho. “O vosso sucesso será o sucesso da educação no território de Ourém, será também o sucesso dos nossos filhos e o sucesso deste nosso grande Concelho”, concluiu o autarca.

“Vocês podem mudar o Mundo!”
O Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo saudou o Presidente da Câmara Municipal de Ourém e a Vereadora Micaela Durão “pela dedicação e empenho em prol da educação”, num “cumprimento extensível ao pessoal docente”.

“Estamos perante um momento de reconhecimento e homenagem a todos vós. Vivemos uma fase de construção e repetição de mais um ano letivo, um ano de novo compromisso. É tempo de consolidar este sentimento comum de muito fazermos em prol das crianças, da comunidade crescente de Ourém, daqueles que amanhã vão estar e sentir Ourém”, sublinhou Bruno Santos, citando Nelson Mandela como forma de motivar os docentes à entrada para mais um ano letivo: “A educação é a arma mais poderosa do Mundo! Caros colegas, vocês são detentores da arma mais poderosa do mundo. Vocês podem mudar o Mundo!”

ConferênciasO palco principal do TMO acolheu ainda duas conferências subordinadas ao tema da Educação. O Comissário Paulo Pires do Vale foi protagonista da Conferência no Âmbito do Plano Nacional das Artes, centrando a sua intervenção numa perspetiva filosófica sustentada na importância das artes para a educação; Cátia Branquinho, psicóloga clínica e da saúde, investigadora de créditos firmados, foi convidada em destaque na Conferência Saúde Mental e Bem-Estar em Ambiente Escolar, explanando sobre a preponderância da saúde mental, sobretudo em contexto pandémico e pós-pandémico.

HomenagemAinda antes das conferências e no cumprimento rigoroso da tradição, o Município de Ourém rendeu homenagem aos Docentes Aposentados nos últimos três anos, numa cerimónia formal e emotiva, que rendeu aplausos de uma plateia em número suficiente para esgotar a lotação da Sala Principal do TMO.

Momento Arabesque
A Arabesque – Academia de Dança, instituição certificada pelo Ministério da Educação para o Ensino Artístico Especializado em Dança, associou-se a este evento, através de uma performance superiormente interpretada pelos seus alunos.

Ourém de Honra
A fechar a jornada, os docentes foram convidados para um ‘Ourém de Honra’, em plena Sala Estúdio do TMO, num tom mais informal e ao sabor do Vinho Medieval de Ourém e de outras iguarias típicas do nosso Concelho.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados