EN FR PT ES

Câmara reforça identidade cultural da Praça Mouzinho de Albuquerque

19 Maio, 2021

A Câmara Municipal vai dar sequência ao processo de requalificação da Praça Mouzinho de Albuquerque, através da reabilitação dos edifícios localizados na ala poente do local, ao abrigo da estratégia de revitalização e dinamização do centro urbano da Cidade de Ourém.

Para o efeito, foi aprovada, em sede de Reunião da Câmara, a aquisição de um imóvel urbano, composto de casa para habitação com dois pisos e logradouro. O objetivo, esse, passa por reforçar a identidade da Praça Mouzinho de Albuquerque enquanto centro cultural de referência na sede do Concelho.

A intenção do Município passa por requalificar o edifício, adaptando o mesmo por forma a permitir o arrendamento de espaços comerciais no rés do chão. A medida também prevê a cedência do primeiro andar, do armazém e do logradouro à AMBO – Academia de Música e Banda de Ourém, atendendo à vontade manifestada pelos seus dirigentes há vários anos e privilegiando a dinamização das inúmeras valências que esta entidade possui na sua esfera, na qual se integram a o Chorus Auris, o Coral Infantil a Orquestra de Sopros de Ourém, entre outras valências.

Neste contexto, a direção desta instituição manifestou disponibilidade total para a realização da permuta do espaço com o lote n.º 2 da Rua Capitão Salgueiro Maia (Ourém), no qual a AMBO planeava construir a sua nova sede, que futuramente passará a funcionar na Praça Mouzinho de Albuquerque, ao abrigo do protocolo a celebrar com o Município de Ourém.

A Praça Mouzinho de Albuquerque integra o Centro Histórico da Cidade de Ourém, sendo reconhecida pela identidade artística e cultural que o Município de Ourém vem consolidando ao longo dos últimos anos, através da realização de certames e espectáculos como o Festival da Filhós, o Músicas A Gosto ou o Ourearte Music Fest, por exemplo.

 

 

 

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados