A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima promoveu este domingo uma sessão solene dedicada à promoção de seis novos bombeiros que passam a compor o corpo ativo da corporação, mas também para apresentação do novo Adjunto de Comando, André Maurício.
A sessão solene teve iniciou com a intervenção do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Fátima, Joaquim Gonçalves, que deixou um agradecimento a toda a corporação e órgãos sociais pelo vasto e intenso trabalho desenvolvido no ano transato, sem esquecer o imprescindível apoio das várias entidades representadas na cerimónia. Aos novos bombeiros da corporação lembrou a importância do compromisso hoje assumido e ao novo Adjunto dirigiu uma palavra de total confiança e reconhecimento. O Comandante enalteceu o crescimento dos Bombeiros Voluntários de Fátima, patente no número de voluntários que tem recrutado, e anunciou o início de um novo processo de recruta, que terá a particularidade de ser promovido conjuntamente com os Bombeiros Voluntários de Ourém e de Caxarias.
O Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, Amorim Gonçalves, salientou a importância destas cerimónias que são “um momento de festa e alegria para toda a família dos Bombeiros de Fátima”. Lembrou as dificuldades superadas com distinção durante o último ano e manifestou toda a sua satisfação pelo recrutamento de novos bombeiros, já que “vocês são o futuro dos Bombeiros Voluntários de Fátima”. Amorim Gonçalves aproveitou o momento para enaltecer o percurso do novo Adjunto de Comando da corporação e encerrou a sua intervenção com um agradecimento ao Município de Ourém por todo o apoio prestado, ciente de que os investimentos municipais têm dado resultados “como prova o trabalho desenvolvido na Jornada Mundial da Juventude”, além da restante atividade regular da corporação.
Seguiu-se a intervenção de David Lobato, Comandante sub-regional da ANEPC do Médio Tejo, que destacou a satisfação e orgulho vivido pela promoção de novos bombeiros, sublinhando que o “o sucesso dos Bombeiros Voluntários de Fátima é reflexo do trabalho em equipa”. Finalizou com um agradecimento generalizado por todo “o trabalho de excelência” desenvolvido em 2023 pelos Bombeiros Voluntários de Fátima.
O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, encerrou a sessão solene com um enorme regozijo “por partilhar este momento significativo para Fátima e para todo o concelho de Ourém”. Felicitou o novo Adjunto de Comando e os novos bombeiros e manifestou a sua alegria pela recruta conjunta que será promovida em 2024, “sinal de união” muito importante para as três corporações do concelho. O autarca enalteceu o trabalho desenvolvido no último ano e reafirmou total disponibilidade da Câmara Municipal para continuar a apoiar a Associação no cumprimento dos seus objetivos. Neste sentido, lembrou a velha aspiração da corporação na construção do seu novo Quartel e após o apoio municipal na aquisição dos terrenos necessários, está já protocolado um novo apoio na ordem dos dois milhões de euros para uma efetiva concretização do projeto. Luís Miguel Albuquerque encerrou o seu discurso com um desafio à Direção dos Bombeiros Voluntários de Fátima para dar sequência ao procedimento concursal (salvaguardando a necessidade de acesso a fundos comunitários), já que com o apoio da autarquia e de outras entidades será possível responder a esta “necessidade importante não só para o concelho, mas também para os milhares de visitantes que anualmente vêm a Fátima”.
A sessão solene promovida pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima contou também com a presença do Vereador da Câmara Municipal, Rui Vital, do Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, de representantes dos Bombeiros Voluntários de Fátima e Caxarias, entre outras individualidades.