EN FR PT ES

Assembleia Municipal de Ourém – 30 de Abril de 2025

30 Abril, 2025

A sala Sérgio Ribeiro acolheu, nesta tarde de quarta-feira, 30 de abril, uma sessão ordinária da AMO (Assembleia Municipal de Ourém).

Os trabalhos da sessão tiveram início com a aprovação de dois Votos de Pesar, dirigidos ao Padre António Lopes de Sousa e ao Papa Francisco, em reconhecimento pelo seu contributo espiritual e humano.
Seguiu-se a aprovação, também por unanimidade, de dois votos de reconhecimento, dirigidos ao ex-Comandante da GNR de Fátima, Nuno Jorge, e ao ex-Comandante da Esquadra da PSP de Ourém, João Rodrigues, pelo serviço prestado à comunidade ao longo dos anos.

Realizada cinco dias após as comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril, a sessão ficou marcada pelas intervenções políticas dos diferentes grupos municipais, que se debruçaram não apenas sobre as repercussões ainda presentes da Revolução dos Cravos na sociedade actual, mas também sobre o cenário político em torno das eleições legislativas agendadas para o próximo dia 18 de maio.

Durante os trabalhos, os deputados municipais assistiram também à apresentação dos projectos vencedores da presente edição da AJO (Assembleia Jovem de Ourém).
Os alunos da EB 2,3 D. Afonso IV Conde de Ourém, vencedores no escalão do 2.º e 3.º ciclos, e os alunos da Escola Básica e Secundária de Ourém, cuja proposta se destacou no escalão do ensino secundário, apresentaram as suas ideias subordinadas ao tema escolhido para este ano: As tradições do mundo rural.

Um dos pontos de maior relevo da sessão foi a apreciação da proposta camarária de Prestação de Contas e do Relatório de Gestão do Município, referentes ao exercício económico de 2024.
O responsável pela Divisão Financeira da Câmara Municipal de Ourém, Fernando Marques, conduziu a apresentação dos documentos e esclareceu as questões levantadas pelos deputados, tendo a votação culminado na aprovação por maioria, com 28 votos a favor e 5 abstenções.

Nos pontos seguintes, foi aprovada por unanimidade a proposta de protocolos destinados à requalificação das instalações do pavilhão e do campo de jogos da EBSO.
Foram igualmente aprovadas, também por unanimidade, as propostas de protocolos a celebrar com a União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, bem como com o Grupo Desportivo Cultural Eirapedrense.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados