EN FR PT ES

Arranque dos VIII Workshops Internacionais de Turismo Religioso

5 Março, 2020

A 8.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso teve início, nesta manhã de 5 de março, no Auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, com a Conferência que inaugura a vasta programação desta iniciativa agendada entre os dias 5 e 7 de março, nas cidades de Fátima e Guarda.

A sessão de abertura do Workshop, que na presente edição apresentou a Hungria como destino convidado, contou com as intervenções do Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, da Presidente da ACISO, Purificação Reis, do representante da CCDR Centro, Jorge Brandão, do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Monteiro, do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Luís Miguel Albuquerque dirigiu-se à realização desta 8.ª edição referindo que “esta organização é, mais uma vez, reveladora do potencial deste espaço agregador de diferentes patamares de responsabilização política e económica, ao mesmo tempo que reflete internacionalmente o quanto a mensagem de Fátima tem marcado e continua a sensibilizar, povos e gerações na procura dos caminhos da paz.”

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, congratulou todos os intervenientes na organização dos VIII Workshops de Turismo Religioso, já considerado o maior encontro mundial de profissionais dessa vertente turística, referindo-se ao mesmo como “um activo que devemos acarinhar, e que representa uma elevada importância para o nosso país.

A Conferência teve início com a apresentação do destino convidado, a Hungria, e contou com o contributo de Kornél Fábry, Secretário-Geral do Congresso Eucarístico Internacional e Cecília Ivancsics-Schmidt, da embaixada da Hungria em Portugal.
Seguiu-se um painel dedicado ao tema “Experiências em Fátima”, sucedido pela apresentação do investigador da Universidade Lusófona Paulo Mendes Pinto, subordinada ao tema “A Juventude, a Religião e a Espiritualidade: desafios antigos em tempos novos”.

A Conferência encerrou com a intervenção do Bispo Auxiliar de Lisboa e coordenador das Jornadas Mundiais de Juventude 2022, Américo Aguiar.

A organização deste evento é uma iniciativa da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com o Município de Ourém, o Município da Guarda e o Santuário de Fátima, com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro de Portugal.

Os VIII Workshops Internacionais de Turismo Religioso contam com a participação de empresas especializadas ou com manifesto interesse no turismo religioso, nomeadamente operadores turísticos, empreendedores turísticos, facilitadores e criadores de alojamento local, empresas de animação turística, de transportes, de restauração, entre outros empresários com atuação nesta área. Na edição deste ano foram confirmadas as presenças de 170 hosted buyers de 43 países e 50 expositores.

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados