EN FR PT ES

Abastecimento de Água

O abastecimento de água no concelho de Ourém remonta do ano de 1946 em que foi inaugurada oficialmente a distribuição para a Vila Nova de Ourém. Nas décadas de 40 e 50 foram estabelecidas como prioritárias as povoações com mais habitantes, levando-se a cabo as obras para levar a água da captação da Caridade para Fátima.

 

 

Em 1995, 80,7% da população usufruía de água canalizada no domicílio, 11,9% continuava a recorrer à rede pública por fontanário e 7% não era servida pelo sistema municipal.

O Serviço de Águas para abastecimento público à população foi concessionado em 1996 pela Câmara Municipal, após concurso público internacional, à Compagnie Générale des Eaux Portugal, S.A. (CGE(P)), que passou a ter a responsabilidade de gerir o sistema de abastecimento de água do concelho de Ourém.

As obrigações principais da empresa concessionária são o fornecimento de água, com qualidade, em quantidade e com a pressão adequada, cobrando para isso o tarifário acordado no contrato de concessão. O contrato de concessão tem a duração de 31 anos.

 

 

No início do século XXI, a rede de água estava praticamente concluída. No entanto, os problemas na gestão dos sistemas continuavam, devido à antiguidade das condutas e com a falta de pressão em alguns lugares, pelo que foi imperioso promover a remodelação dos sistemas mais problemáticos. Assim, a 4 de julho de 2005 foi celebrado o “Aditamento ao Contrato de Concessão”, tendo o tarifário sofrido um aumento de modo a ser possível proceder à remodelação das infraestruturas, através de um “Plano de Investimentos” no valor de 15 milhões de euros.

No ano de 2011 foi iniciada a renegociação do Contrato de Concessão, devida à necessidade de adaptação do contrato ao Decreto-lei n.º 194/2009, de 20/08 e devido à redução do volume de água.

Em junho de 2013 a empresa Beijing Enterprises Water Group Limited (“BEWG”) adquiriu à Veolia Eau a total da sua participação na CGE(P).

Mapa do Site CMOurém © 2018 - Todos os direitos reservados