EN FR PT ES

Bombeiros de Caxarias com novos membros de Comando

7 Novembro, 2021

Decorreu este domingo, dia 7 de novembro, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Caxarias, a cerimónia de tomada de posse dos novos membros do comando da associação humanitária, promoção de bombeiros de 3.ª e infantes. Desta forma, Tiago Silva e Sandra Marques receberam o novo casaco e respetivo crachá que simbolicamente representam a promoção a adjuntos do Comando. Para além deles, 16 elementos foram promovidos a bombeiro de 2.ª e 7 infantes promovidos a cadetes. Ainda nesta ocasião, procedeu-se à entrega dos certificados RVCC escolar a um conjunto de membros do corpo de bombeiros.

Para além do Presidente da Câmara, a mesa foi composta pelo Comandante do CBV Caxarias, Hélder Silva, pelo Presidente de Junta, Nélson Antunes, por David Lobato, 1.º CODIS, Armando Neto, Presidente do Conselho Fiscal da AHBV de Caxarias, Adelino Gomes, em representação da Liga de Bombeiros Portugueses, Filipe Graça, Presidente da Direção da AHBV de Caxarias e o Vereador Rui Vital, em representação da Proteção Civil Municipal.

Após as várias comunicações levadas a cabo pelos membros da mesa, coube ao Presidente da Câmara Municipal de Ourém usar da palavra para, em primeira instância, saudar os bombeiros promovidos assim como os novos membros do comando. Numa rápida alusão aos piores meses da pandemia, o presidente da câmara sublinhou a forma como este corpo de bombeiros trabalhou para superar as adversidades num contexto novo e complexo.

Ainda frisando a capacidade e profissionalismo dos bombeiros concelhios, Luís Albuquerque fez um balanço da época de incêndios que agora termina, relevando a forma como o número de ignições foi significativamente reduzido, face à época passada, fruto de um excelente trabalho conjunto, em parceria com a GNR e Escuteiros.

O Presidente relembrou ainda o esforço do executivo para reforçar os soldados da paz, nomeadamente através do reforço das EIP, mas também através dos vários protocolos extraordinários de apoio onde, entre outros, se destaca a aquisição de EPI urbanos.

O representante máximo do executivo municipal fez ainda alusão a um conjunto de desafios para o futuro na área da proteção civil municipal: A Unidade local de formação, em Caxarias, bem como o novo quartel de bombeiros de Fátima, assim como a ampliação do quartel de bombeiros de Freixianda, são alguns exemplos de projetos a implementar a curto/médio prazo.

Por fim, uma última palavra para reforçar a necessidade de manter todo o cuidado na contenção da pandemia de COVID-19, numa altura em que os números sofreram um ligeiro aumento no concelho de Ourém e decorre, também em Ourém, a administração do reforço vacinal contra a doença.

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados