EN FR PT ES

Ação de Sensibilização para deteção e combate à vespa velutina

18 Fevereiro, 2022

Deteção e combate à vespa velutina, eis o mote da ação de sensibilização promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), levada a cabo ao início da noite desta sexta-feira, em pleno Auditório do Edifício-sede do Município de Ourém.

Destinada aos associados da Associação de Agricultores da Região de Leiria, a palestra debateu sobre os problemas criados pela ação da vespa velutina, procurando constituir-se como uma ferramenta para ajudar a identificar a espécie e respetivo impacto na atividade apícola.

Esta iniciativa integra-se num conjunto de ações subordinadas à deteção e combate à vespa velutina, sendo o resultado de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR.

Segundo a CIMT, “a implementação desta candidatura pretende diminuir o impacto causado pela vespa velutina nas zonas onde já se encontra instalada, assim como, prevenir a disseminação desta espécie para outras áreas e erradicar novos focos no Médio Tejo”.

Esta ação de sensibilização serviu igualmente para apresentar o projeto, seu plano de ação e a importância da rede colaborativa criada em torno desta temática.

O Presidente da Câmara Municipal, participou na sessão de abertura, acompanhado por Rui Vital, Vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil e representante do Município de Ourém na Associação de Apicultores da Região de Leiria.

Luís Miguel Albuquerque agradeceu a presença de agricultores e apicultores, elogiando a ação da CIMT e o contributo para minimizar os prejuízos decorrentes da ação da vespa velutina, popularmente conhecida por vespa asiática.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados