EN FR PT ES

Ourém assinalou exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico

5 Novembro, 2026

O Município de Ourém associou-se, no dia 5 de novembro, à 14.ª edição do exercício nacional “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém.
A iniciativa decorreu em três locais do concelho e envolveu centenas de pessoas, entre participantes e agentes de proteção e socorro.
No edifício-sede do Município, o exercício levou à evacuação de 159 pessoas e ao resgate de uma pessoa. A ação foi igualmente realizada no CRIF, em Fátima, onde foram evacuadas 163 pessoas e efetuado um resgate, e na ACITI, em Caxarias, com a evacuação de 44 pessoas e mais dois resgates.
O exercício realizado no edifício-sede do Município foi acompanhado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém, Rui Vital, enquanto o vereador Humberto Antunes acompanhou as ações desenvolvidas no CRIF e na ACITI.
A iniciativa contou com a participação dos Bombeiros, da PSP, da GNR e da Proteção Civil, permitindo testar procedimentos, avaliar a capacidade de resposta e reforçar a articulação entre as diferentes entidades envolvidas.
Integrado na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, o exercício “A Terra Treme” tem como principal objetivo sensibilizar a população para o risco sísmico e transmitir comportamentos essenciais a adotar em caso de sismo. Durante um minuto, os participantes foram desafiados a praticar os três gestos fundamentais de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.
A edição deste ano coincidiu com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami e deu particular atenção às instituições que apoiam crianças e adultos com deficiência, reforçando a importância de preparar toda a comunidade, sem exceção, para situações de emergência.
No final das ações, realizaram-se briefings nos três locais, que permitiram reunir os intervenientes, analisar o desenrolar dos exercícios, identificar aspetos a melhorar e trocar impressões sobre os procedimentos adotados. Estes momentos de avaliação são importantes para aperfeiçoar a coordenação entre equipas e reforçar a preparação para uma eventual situação real.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2026 - Todos os direitos reservados