EN FR PT ES

Gondemaria

INFORMAÇÕES GERAIS
Área Total: 8.9 km
Nº de Lugares: 11
População Residente Total: 1005
Nº de Edifícios clássicos: 737
Ocupação Humana: 13%
Ocupação Florestal: 37%
Ocupação Agrícola: 38%
Gondemaria
FONTE: INE (2011) e Município de Ourém

Junta de Freguesia de Gondemaria
Largo do Centro Cívico, N.º 4
2490-138 Gondemaria
Contacto:
Presidente: Carlos de Freitas Coelho
Email: freguesiagondemaria@gmail.com
EQUIPAMENTOS SOCIAIS

Centro de Terceira Idade de Gondemaria

Largo do Centro Cívico, nº 4
2490-138 – Gondemaria
Telefone: 249 585 753
Email: geral@ctig.pt
Website: http://ctig.pt/Respostas Sociais: Centro de Convívio, Centro de Dia, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) e Serviço de Apoio Domiciliário.
PARQUES INFANTIS E DE LAZER

Parque de Lazer de Gondemaria (Entidade gestora: Junta de Freguesia)
Parque Infantil da Gondemaria

CARATERÍSTICAS DE GONDEMARIA

Santo Patrono: Nossa Senhora da Graça
Festas e Romarias: Festa do Emigrante (15 de Agosto), Festa de Nossa Senhora das Graças e Sagrado Coração de Jesus (Último domingo Julho)
Locais de Interesse Turístico: Capela da Calçada, Miradouro da Achada do Pontão

HISTÓRIA

Monumento

Elevada a freguesia em 1928 e a paróquia em 1940, Gondemaria exprime no entanto antiguidade no seu povoamento, confirmada por estações arqueológicas datadas nomeadamente do período romano. Da toponímia supõe-se que o topónimo Gondemaria seja de origem visigótica – “Gunth-mar-ia”.
No campo religioso a primeira capela foi erigida em 1603, ao que passaria a desempenhar o papel de igreja paroquial até à inauguração da recente igreja matriz, em devoção a N.ª Sr.ª da Graça. Freguesia dedicada aos trabalhos agrícolas, não se lhe pode negar o entusiasmo ancestral com o cultivo da vinha nas favoráveis encostas de que goza e a sequente produção do afamado vinho mediante preceitos tradicionais. É pois paragem indiscutível numa rota da vinha e do vinho.
Nas últimas décadas, após um surto de emigração, os filhos da terra redobraram esforços para promoverem o desenvolvimento local. De ano para ano multiplicam-se as empresas e naturalmente os postos de trabalho, e hoje a freguesia prima pela diversidade sectorial distribuída por vários polos económicos, embora pese a construção civil, a serralharia, ou mesmo a restauração. A par e passo com o investimento económico, a população e a Administração local trabalham em conjunto para a beneficiação sociocultural da freguesia e os resultados têm sido reveladores, a testemunhar pela rede de infra-estruturas. Apenas a título de exemplo de tamanho progresso, aquando da sua elevação a freguesia, Gondemaria era praticamente desprovida de equipamentos sociais e de uma estrada que estabelecesse a ligação à sede do concelho.

Em 2013, no âmbito da Lei n.º 11-A/2013, a freguesia de Gondemaria foi agregada à freguesia de Olival, constituindo a União de Freguesias de Gondemaria e Olival. Posteriormente, a Lei n.º 39/2021 permitiu o procedimento de desagregação, que ficou concretizado com a Lei n.º 25-A/2025, devolvendo à freguesia de Gondemaria a sua configuração territorial original. A Câmara Municipal de Ourém expressou parecer favorável, e a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a desagregação.

 

HERÁLDICA

Brasão – escudo lisonjado de prata e púrpura; brocante, uma mata de Oliveiras de verde e, em ponta, ondeado de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro «Olival-Ourém».
Bandeia – verde; cordão e borlas de prata e verde; haste e lança de ouro.
Selo – nos termos da lei, com a legenda «Junta de Freguesia do Olival – Ourém».

LOCALIZAÇÃO

 

Partilhar:
Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2026 - Todos os direitos reservados