EN FR PT ES

Escola Municipal de Atividades Aquáticas

A Escola Municipal de Atividades Aquáticas do Município de Ourém é um projeto desportivo e educativo promovido pela Câmara Municipal, dedicado à promoção da prática aquática como fator essencial de saúde, bem-estar e integração social.

A escola desenvolve a sua atividade em três polos — Piscina Municipal de Ourém, Piscina Municipal de Caxarias e Piscina de Fátima — permitindo abranger um vasto território e garantir que todos os munícipes têm acesso próximo e regular às atividades aquáticas.

Com equipas técnicas qualificadas e infraestruturas modernas, a Escola Municipal de Atividades Aquáticas oferece programas diversificados para todas as idades e níveis de competência, desde bebés até séniores, passando por alunos em idade escolar, praticantes de lazer e atletas em formação.

A Escola Municipal de Atividades Aquáticas do Município de Ourém foi, no passado dia 3 de outubro, reconhecida com Certificação da Qualidade FPNCQ23, nível II (prata). Este processo de reconhecimento de boas práticas, teve início em 2022, ano em que a escola foi reconhecida com nível III (bronze).

Através desta certificação, a Federação Portuguesa de Natação monitoriza as práticas de ensino implementadas, permitindo às escolas certificadas manter um sistema de gestão pedagógico-didático e garantir a qualidade pedagógica da escola, de forma a obter os melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem. Esta certificação segue metodologias de análise definidas pelo departamento técnico da FPN, com vista à melhoria contínua das escolas de natação, bem como a implementação de boas práticas e a promoção da natação de forma a assegurar uma prática estruturada e regulada.

A nossa missão

A Escola Municipal de Atividades Aquáticas, tem como principal missão:

“Desenvolver a prática regular de uma atividade desportiva em ambiente aquático (natação, hidroginástica, aquaterapia, etc.), proporcionando um conjunto de atividades diversas, desde os 6 meses, para a comunidade residente ou não no concelho de Ourém, contribuindo para o aumento do número de praticantes das modalidades aquáticas, beneficiando a saúde geral e incutindo hábitos saudáveis”.

A nossa visão

Para uma melhor intervenção e planeamento de todas as atividades associadas a esta Escola Municipal de Atividades Aquáticas, a nossa visão apresenta os seguintes focos:

  • Promover o desenvolvimento das atividades aquáticas (natação, hidroginástica, aquacrossfit e aquaterapia) no concelho de Ourém, para todas as faixas etárias;
  • Constituir uma referência de excelência para a Câmara Municipal de Ourém, enquanto promotor de atividades desportivas aquáticas;
  • Através de uma metodologia de ensino apropriada e bem fundamentada, ser reconhecido pela comunidade, no que diz respeito à qualidade e à segurança dos serviços prestados, quer pelos técnicos, como pelos colaboradores afetos à escola;
  • Estimular a formação contínua nos técnicos, coordenador pedagógico e diretor técnico, através do incentivo e do apoio da Federação Portuguesa de Natação, com auditorias numa perspetiva de melhoria dos serviços apresentados.

A Escola Municipal de Atividades Aquáticas de Ourém ambiciona ainda consolidar-se como um espaço de inovação, investigação e partilha de boas práticas, promovendo a aprendizagem ao longo da vida através da atividade aquática.

Os nossos objetivos

A Escola Municipal de Atividades Aquáticas tem definidos os seguintes objetivos:

  • Desenvolver a prática regular de atividades desportivas em meio aquático, de forma estruturada e organizada;
  • Introduzir o ensino da Natação a partir dos 6 meses, para posteriormente poderem ingressar (como atletas) em clubes de formação na modalidade de natação pura;
  • Contribuir para uma melhoria dos níveis de saúde, bem-estar geral e qualidade de vida, através da prática regular de atividades desportivas em ambiente aquático;
  • Contribuir para a promoção e desenvolvimento das Atividades Aquáticas a nível concelhio;
  • Promover a segurança e o salvamento aquático através da inclusão de conteúdos específicos;
  • Respeito pela heterogeneidade de utilização das piscinas municipais (a nível social, cultural e etário).
  • Fomentar o conceito de ética desportiva para preservação de um sistema de civilizado.

 

 

Coordenadora Pedagógica da EMAA – SUSE LOPES

Partilhar:
Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados