EN FR PT ES

BTL – Turismo Religioso | Dia 3

15 Março, 2025
O Turismo Religioso da BTL manteve, no seu terceiro dia, a mesma dinâmica de atividades num fórum que conta com 18 entidades. O programa iniciou-se com a mesa-redonda “Património distinto e inclusivo para enriquecer a experiência turística”, coordenada pelo Turismo de Portugal e pelo Município de Ourém.
Ainda durante o período da manhã, houve lugar à apresentação da exposição “Servir, a única pregação”, promovida pelo Santuário de Fátima e conduzida por Marco Daniel Duarte assim como uma degustação de doçaria conventual e vinhos da Quinta de Carvalhiços, em Viseu, proporcionada pela Pastoral do Turismo e o SNBCI.
A Vereadora Isabel Costa marcou presença na assinatura do protocolo de colaboração assinado esta sexta feira, em plena BTL, entre a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e o Museu Vida de Cristo.
O documento prevê a implementação de uma delegação da AHRESP nas instalações do museu como forma de alargar a abrangência geográfica e funcional da associação.
Esta tarde, no espaço Turismo Religioso, Viana Festas levou a cabo uma demonstração da confeção de flores devocionais, tradição ligada às festividades religiosas de Viana do Castelo e, posteriormente, o Município de Trancoso apresentou e desenvolveu o tema do Turismo Judaico.
Já o arqueólogo Nuno Soares, em representação do Município de Arcos de Valdevez, foi responsável pela apresentação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, classificado como Monumento Nacional.
Pombal esteve também em destaque nesta tarde com duas iniciativas: a apresentação “Pombal – Identidade e Espiritualidade” e a animação “Maio, Mês do Marquês – Festival Pombalino”, acompanhada de uma degustação de produtos regionais.
Houve ainda lugar a uma mesa-redonda: “Dimensão Cultural e Turística dos Caminhos de Fátima”, moderada por Maria Calado e Pedro Pimpão, antecedendo a sessão “Vive o Caminho: a história de quem o faz”. Viana Festas voltou a dinamizar o espaço com a intervenção “Flores Devocionais”, protagonizada por Hermenegildo Viana e acompanhada por uma degustação de doces e produtos regionais da Romaria.
O final do dia foi marcado por momentos gastronómicos e musicais: A Pastoral do Turismo e o SNBCI dinamizaram a prova “ArteGilão Tavira”, dedicada a vinhos e produtos regionais e o Padre Marcos Alvim encerrou a iniciativa com uma animação musical promovida pelo Município de Lamego e pela Pastoral de Turismo da Diocese de Lamego, a par com uma degustação de produtos típicos da região.
Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados