EN FR PT ES

21 Março, 2024

Teve início esta quinta-feira, a partir do Paço dos Condes de Ourém, na Vila Medieval de Ourém, a III Semana da Educação.
Promovida pelo Município de Ourém e dinamizada pela Divisão de Educação, a iniciativa, que decorrerá de 21 a 27 de março incluirá uma intensa e diversificada programação, este ano dedicada ao tema “Pessoas, Territórios e Identidades”.

A Sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e de Pedro Florêncio, Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo. Luís Miguel Albuquerque enalteceu a importância do tema referindo-se à educação como “pilar fundamental da nossa sociedade” e à necessidade de um trabalho conjunto com os estabelecimentos de ensino concelhio. Nesse sentido, reforçou a pertinência da Semana da Educação como ponto de partilha de experiências, mas também muito importante pela constante necessidade de atualização, sempre com intuito de melhorar o contexto educativo. Luís Miguel Albuquerque terminou a sua intervenção com uma alusão ao investimento municipal, quer a nível de infraestruturas, quer a nível de ferramentas educativas e recursos humanos nos vários estabelecimentos de ensino e reservou também uma palavra de apreço à equipa que organizou a iniciativa.

O CLPSE – Centro Local para a Promoção do Sucesso Educativo foi um dos protagonistas da sessão de abertura. As 6 técnicas municipais promoveram uma apresentação em torno do “Sucesso Educativo no Território de Ourém”, em que foram dados a conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pelo CLPSE nas escolas, nas áreas da Psicologia, Nutrição, Terapia da fala e Educação de infância. Iniciado em 2019, O CLPSE tem como principais objetivos a redução do insucesso e retenção escolares, do abandono precoce e a promoção do sucesso escolar.

A sessão de abertura dedicou ainda um momento ao projeto “Integra-te – Jovens Autarcas”, apresentando a iniciativa que dá aos estudantes a possibilidade de conhecerem a realidade e as funções de um executivo municipal, aproximando e envolvendo os jovens na esfera política e na gestão autárquica. Com este projeto, os jovens são desafiados a constituir uma lista de alunos (cumprindo a Lei da Paridade) que represente o estabelecimento de ensino, onde um elemento assumirá o cargo de Presidente e os restantes elementos o de Vereadores. Têm, ainda, a oportunidade de acompanhar o Executivo Municipal, vivenciando a realidade e as responsabilidades de um eleito local e proporcionando uma visão global das suas funções enquanto autarcas.

Antes de terminar a sessão houve ainda espaço para um breve QUIZ sobre o concelho de Ourém e uma dramatização pela voz do anfitrião do espaço,  D. Afonso, IV Conde de Ourém, que guiou também os participantes por uma visita guiada pelo Castelo e Paço dos Condes.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados