Espite
INFORMAÇÕES GERAIS
Área Total: 19.7 km
Nº de Lugares: 21
População Residente Total: 986
Nº de Edifícios clássicos: 1055
Ocupação Humana: 9%
Ocupação Florestal: 50%
Ocupação Agrícola: 26% |
 |
| FONTE: INE (2021) e Município de Ourém |
 |
|
Junta de Freguesia de Espite
Rua Professor Mário Albuquerque, 154
2435-152 Espite
Contacto: 244 739 494
Fax: 244 739 680
Presidente: Dulce Raquel Lourenço Mateus
Email: jfespite@gmail.com
Site: https://www.espite.pt/

|
ASSOCIAÇÕES
Clube Desportivo de Espite
Associação de cariz cultural e desportiva
Morada: Rua Professor Mário Albuquerque, Espite, 2435 – 152
Data de fundação: 19 de setembro de 1981 com Publicação no DR n.º 293, série n.º III em 22 de setembro de 1981
Presidente: Daniel Cardosa da Graça
Instalações: Próprias
Modalidades:
-Marchas populares
-Trail run
Email: clube.d.espite@gmail.com
Localização
EQUIPAMENTOS SOCIAIS
Centro Social Paroquial S. João Baptista
Rua da Escola nº 139
2435-152 – Espite
Telefone: 244 739 400
Email: catiasilva.dtecnica@gmail.com /lar.3idade.espite@sapo.pt
Webmail: https://www.cspsjb.org/cspsjb
Respostas Sociais: Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), Centro de Atividades Tempos Livres – 1.º CEB, Centro de Dia, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas / Lar de Idosos, Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições a Alunos do 1.º CEB, e Serviço de Apoio Domiciliário.
PARQUES INFANTIS, FITNESS E RADICAIS
Parque Infantil de Espite (entidade gestora: Junta de Freguesia)
CARATERÍSTICAS DA FREGUESIA
Santo Patrono: São João Batista
Festas e Romarias:A calendarização das festas e romarias pode ser consultada, ao longo do ano, na “Agenda de Eventos” no site da Freguesia, no entanto existem algumas anuais. Em agosto, a Festa em Honra do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Rosário (comumente designada “Festa Grande”), a Festa Anual dos Bombeiros, a Festa em Honra do Coração Imaculado de Maria (no lugar da Cumieira), a Festa em Honra de São Tiago (no lugar do Carvalhal), e a Festa em Honra de São Pedro (no lugar da Freiria).
Locais de Interesse Turístico: Capela de São Paulo (Séc. XVII), Igreja Paroquial, Arrochela (Paisagens com vinhas e estação arqueológica – Vila Romana), Ermida de S. Tiago.
HISTÓRIA
Achados na base do Cabeço de Óbidos e Ribeira de Espite (Arrochela) indiciam atividade humana nestas paragens há, pelo menos, 25 000 anos. Há cinco milénios, na Idade do Cobre ou Calcolítico, existiu uma numerosa e florescente comunidade humana nesta zona da Arrochela. Esta comunidade terá sido dominada e administrada pelos Romanos, sujeitando-a à «Civitas de Collipo», atual Leiria, em cerca de 63 (a.C.). Em 476 os Visigodos e Suevos sucederam aos Romanos, na colonização do País e de Espite. A partir de 711, vindos do Norte de África, os Árabes colonizam a Península e controlam a Arrochela, impondo a sua lei e civilização.
Aventa-se a hipótese de Espite ter nascido em 1189. Porém, é pelo Compromisso de 1211, celebrado entre Santa Cruz de Coimbra e os Clérigos de Leiria, que é notória a existência da Paróquia de Espite. Com a sua integração na Diocese de Leiria, a criada em 1545, Espite deixou de ser disputada entre o bispado de Coimbra e Santa Cruz. Por 1529, a Caranguejeira, que integrava a freguesia de Espite, adquire o estatuto de quase paróquia, alcançando a autonomia completa em data desconhecida, porém, antes de 1560. Após 625 anos ininterruptos ligada a Leiria, Espite, por decreto de 6 de Novembro de 1836, é transferida para o concelho de Pombal. No entanto, por decreto de 24 de Outubro de 1855, Espite é adicionada ao concelho de Vila Nova de Ourém
No ano de 1881 é criada a primeira Escola do Ensino Primário Elementar, 1.º grau, masculina, regida pelo Professor, José d’Oliveira Vicente. Já em 1897, o pároco António Pereira Simões toma conta da paróquia de Espite. O seu dinamismo e amor pela instrução levaram-no a pugnar pela abertura de escolas por toda a freguesia. A expensas suas, construiu as escolas do Cercal e do Pisão, que doou ao Estado, o que lhe valeu ser condecorado pelo Ministério da Instrução.
Espite foi uma freguesia marcada pela emigração e, apesar de atualmente o seu território ser menos extenso do que outrora, reúne equipamentos sociais e desportivos dinamizadores da população.
(Adaptado de Jacinto Gonçalves, 2011, In “Monografia de Espite”)
HERÁLDICA
Brasão – Escudo de prata, um círculo de vermelho com um “Agnus Dei” de prata; Em chefe, dois cachos de uvas de púrpura folhados de verde; Em contra-chefe, um crescente de verde encimado por uma arruela de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “ESPITE-OURÉM”
Bandeira – de verde. Cordão, e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Selo – Nos termos da lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Espite – Ourém”.
LOCALIZAÇÃO