EN FR PT ES

Quatro novas Unidades de Cuidados de Saúde ao serviço da população

16 Junho, 2021

Foram hoje inauguradas e colocadas ao serviço dos Oureenses, quatro novas Unidades de Cuidados de Saúde (UCS) no concelho de Ourém: Sobral, Vilar dos Prazeres, Alburitel e Olival.
Com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Doutor António Lacerda Sales, a comitiva liderada pelo Presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, percorreu as várias Unidades de Cuidados de Saúde, num circuito do qual fizeram parte, também, os vereadores Natálio Reis, Isabel Costa, Rui Vital, Cília Seixo e Estela Ribeiro, bem como as demais entidades governamentais regionais, representantes da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia envolvidas.

Estas renovações resultam de um esforço muito significativo do Município de Ourém, representando um investimento global superior a 700 mil euros, privilegiando a melhoria das condições de acesso aos cuidados de saúde, com um financiamento de 75.000€ pela ARSLVT para cada extensão de saúde. Tratam-se de conversões de estabelecimentos escolares em extensões do Centro de Saúde de Ourém. Assim, a UCS Alburitel funcionará no antigo Jardim de Infância desta freguesia; a UCS Olival na antiga EB1 desta vila e a UCS de Sobral beneficiará das obras ocorridas nas instalações do antigo Jardim de Infância desta aldeia da freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias.

As valências hoje inauguradas permitem o acesso a 6252 utentes da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Ourém, ao longo dos quatro polos de saúde hoje inaugurados, contando, todos eles, com médico atribuído, além das excelentes condições e dos melhores equipamentos que estas novas estruturas oferecem.

O Presidente da Câmara adiantou ainda que, para além destas quatro infraestruturas, o Município prepara já intervenções nos Postos de Saúde de Caxarias e Rio de Couros, com os respetivos procedimentos concursais a decorrer. “Estas novas obras correspondem a um investimento de 165 mil euros para a reabilitação da Unidade de Rio de Couros e 1 milhão de euros para a Unidade de Caxarias, que vai nascer num espaço totalmente construído de raiz, e integrado no Edifício Multiusos de Caxarias, onde também funcionará a nova sede da Junta de Freguesia”, referiu Luís Miguel Albuquerque.

À margem da agenda prevista para a tarde do dia 16 de junho, Luís Miguel Albuquerque convidou Lacerda Sales e a restante comitiva a visitar o Centro de Vacinação de forma a testemunhar o bom ritmo de vacinação e testagem no concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém aproveitou a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde para dar conta da escassez de médicos, enfermeiros e assistentes técnicos, uma reivindicação antiga que a câmara continua empenhada em resolver, em parceria com a ARSLVT, relembrando que em Ourém, existem cerca de 6600 utentes sem médico de família, número com tendência crescente, se não forem tomadas quaisquer medidas.

Já Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que se referiu a este dia como “um dia de festa” pela inauguração de quatro tão importantes estruturas para a população de Ourém, usou da palavra para enaltecer o esforço do Município de Ourém quer na estratégia de combate à pandemia e campanha de vacinação, quer pela saudável e profícua relação institucional entre a autarquia e a tutela.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados