EN FR PT ES

Câmara aprova protocolo de apoio à reconstrução de habitação atingida pelos incêndios

2 Abril, 2024

A Câmara Municipal de Ourém deliberou aprovar, na Reunião de Câmara de 1 de abril, um protocolo no valor de 65.615,25 euros para apoiar a reconstrução da casa de primeira habitação de uma família em Aldeia de Santa Teresa, na União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, afetada pelos incêndios de julho de 2022. A habitação foi completamente destruída pelas chamas, deixando os seus três residentes numa situação de vulnerabilidade.

O Presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, salientou a importância deste apoio, destacando que a família, composta por três pessoas, se encontrava desalojada, vivendo atualmente numa habitação temporária, em regime de arrendamento, enquanto aguardava pela reconstrução da sua casa. O protocolo aprovado visa cobrir a diferença entre os cerca de 80 mil euros prometidos pelo IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) e o montante total necessário para a reconstrução, que foi estimado em cerca de 140 mil euros.

Luís Miguel Albuquerque expressou preocupação com a demora do IHRU em disponibilizar os fundos prometidos, destacando que o processo já está em curso há quase de 2 anos. Apesar das obras se terem iniciado no passado mês de março, a falta de financiamento comprometia o progresso da reconstrução. “A família não dispõe de recursos para suportar um investimento de tal magnitude”, afirmou o Presidente, ressaltando a importância de encontrar soluções para cobrir a parte remanescente.
Apesar do apoio Camarário, a família continua à espera da conclusão do processo pelo IHRU para garantir a totalidade do financiamento necessário. Enquanto isso, a Câmara comprometeu-se a disponibilizar as primeiras tranches do pagamento das obras com o protocolo aprovado, mas aguarda que o IHRU finalize o processo para cumprir com o seu compromisso de financiamento.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados