EN FR PT ES

Apresentação pública da sepultura dupla descoberta na Vila Medieval de Ourém

25 Setembro, 2022

As celebrações das Jornadas Europeias do Património tiveram continuidade, na tarde de 24 de setembro, no Auditório do Paço dos Condes com uma apresentação pública da sepultura dupla descoberta na Vila Medieval de Ourém.

A Vereadora Micaela Durão recebeu a investigadora oureense Dulce Neves, antropóloga biológica e doutoranda do CIAS da Universidade de Coimbra e da Sapienza’ Universidade de Roma, responsável pela apresentação dos resultados.

Dulce Neves revelou que a sepultura identificada pela equipa que escavou na vila medieval, no âmbito do projeto de reabilitação do Castelo e Paço dos Condes, se trata de um caso inédito a nível mundial nesta área da paleopatologia. O objeto em causa, uma sepultura medieval de uma mulher adulta e um bebé com aproximandamente 28 semanas de gestação, revelava evidências da doença infecciosa brucelose.

A apresentação abordou ainda os próximos passos desta investigação, que irá juntar um conjunto de investigadores de várias instituições portuguesas e internacionais.

 

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados