A Freguesia de Caxarias celebrou este sábado, dia 19 de junho, o seu 26.º aniversário da elevação a vila, com uma simbólica cerimónia. O momento, onde o Município de Ourém se fez representar pelo Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal, na companhia da restante vereação, contou de igual forma com uma atuação de Maria Rosado (também speaker da cerimónia) que interpretou a canção Gaivota dos “The gift”, do grupo de dança do Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão e do Movimento Pró Palco da Associação dos Andrés.
Enquadrado na efeméride, destaque ainda para a distinção de Serafim Luís da Graça, personalidade desde sempre ligado à freguesia de Caxarias e grande mentor da sua modernização, tendo dedicado grande parte da sua vida à melhoria das condições de vida dos seus habitantes.
No uso da Palavra, Luís Miguel Albuquerque começou por felicitar a freguesia pelo seu aniversário, destacando a centralidade e consequente relevância de Caxarias no contexto concelhio, agradecendo o esforço e empenho de todos aqueles que, ao longo das últimas décadas trabalharam afincadamente para que Caxarias possa ser o que é hoje. Referindo-se a esta freguesia como a “mola impulsionadora de toda esta zona do concelho de Ourém”, Luís Albuquerque reconheceu ainda, na sua intervenção, o muito que ainda há por realizar, fazendo alusão ao tão ansiado Plano de Urbanização, como forma de potenciar uma estratégia, ordenada e centralizada, de desenvolvimento sustentado.
Ainda no uso da palavra, o Presidente da Câmara, relembrou o investimento camarário, dando a título de exemplo o Centro Escolar da Carvoeira, já concluído, assim como o multiusos onde funcionará o novo centro de saúde e a sede da Junta de freguesia. Mas também ao nível da segurança, Caxarias poderá assumir outra relevância, com a antiga ambição de trazer para esta freguesia o posto da GNR, intenção que foi recentemente transmitida ao governo.
Também a beneficiação de várias artérias da freguesia e novas soluções de estacionamento são algumas das muitas medidas previstas para a revitalização desta tão importante freguesia que, nas palavras de Luís Miguel Albuquerque, “tem um futuro brilhante à sua frente”.
Após a cerimónia solene seguiu-se uma breve visita a duas fontes recém requalificadas pela Junta de Freguesia e à rua batizada com o nome do homenageado, Serafim Luís da Graça.