EN FR PT ES

Vídeo Promocional Vila Medieval de Ourém 2018

9 Outubro, 2018

Firmada no topo do morro, a Vila Medieval de Ourém inscreve-se no seio de uma muralha rasgada por duas portas de vão em arco redondo, a de Santarém (a sul) e a da Vila (a norte).
O Castelo de Ourém (Monumento Nacional) representa um marco fulcral da povoação do burgo na Idade Média. É formado por três torres quadrangulares e ostenta um recinto triangular, o qual acolhe uma cisterna subtérrea.
A Vila Medieval de Ourém ostenta também o Paço dos Condes de Ourém (Monumento Nacional), o Terreiro de S. Tiago, a Cadeia, a Antiga Casa da Câmara, o Pelourinho, a Antiga Colegiada e Igreja Matriz de Ourém, a Cripta e Túmulo do 4º Conde de Ourém e a Capela de Nª. Sr.ª da Conceição. Na Ucharia do Conde e restantes espaços de restauração da Vila Medieval é possível degustar a gastronomia típica de Ourém e adquirir produtos locais.
As ruas estreitas das calçadas exibem um conjunto arquitetónico que congrega os estilos gótico, mudéjar, manuelino, barroco e pombalino. O património imaterial, expresso na interacção dos habitantes e visitantes, também enobrece o burgo e confere-lhe a necessária dinâmica.

Partilhar:
Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados