EN FR PT ES

Vespa Asiática / Velutina

 

A Vespa velutina nigrithorax, adiante designada apenas por Vespa velutina, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera).

Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar:

  • na apicultura – por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas;
  • para a segurança pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

 

A deteção ou a suspeita de existência de ninho de Vespa velutina deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:

A destruição de ninhos de vespa velutina é feita por técnicos habilitados com o apoio e orientação do Gabinete Técnico Florestal.

Não deve usar armas de fogo ou destruir parcialmente o ninho, pois espalha as vespas e vão dar origem a novos ninhos.

Para mais informações sobre esta espécie pode consultar o site: http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/plano-de-acao

 

Armadilhas para capturar vespa velutina:

Armadilha 1

50 ml vinho branco / 50 ml groselha / 50 ml cerveja preta

Devem ser feitas entre janeiro e abril. Se forem feitas a partir de maio, a groselha deve ser substituída por carne ou peixe crus.

Armadilha 2

3l água / 1kg açúcar / 50g fermento padeiro

Não deve limpar a garrafa a cada muda de isco, o isco deve ser despejado e colocado novo isco para manter as feromonas das vespas.

 

VOSTPT – Vespa Velutina

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados