EN FR PT ES

Floresta

FlorestaO concelho de Ourém é uma verdadeira mancha verde de grande interesse e variedade vegetal.

No concelho de Ourém, pode-se verificar que os povoamentos existentes são essencialmente de pinheiro-bravo e de eucalipto, representando, respetivamente, cerca de 53,3% (11.132,9ha) e 39,9% (8.321,5ha) da área total florestal. Os povoamentos de pinheiro-bravo localizam-se em todas as freguesias do concelho, em particular, na União das freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais (2238,3ha) e na União de Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos (1968,7ha). Quanto aos povoamentos de eucalipto encontram-se predominantemente nas freguesias de Urqueira e União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, com cerca de 1974,8ha e 1176ha, respetivamente. É de salientar que no último decénio existe o aumento da plantação de eucalipto em detrimento do pinheiro-bravo.

A terceira espécie florestal com maior representatividade é o pinheiro-manso (102,7ha), sobretudo nas freguesias de N.ª S.ra Piedade (51,1ha) e Seiça (28,8ha), devido ao incremento do comércio do pinhão.

Relativamente aos povoamentos de azinheira, que representam cerca de 0,5% da área florestal do concelho, estes localizam-se essencialmente nas freguesias de N.ª S.ra Misericórdias, apresentando uma área de cerca de 56,4ha, e de N.ª S.ra Piedade, com um valor da ordem dos 21,5ha.

No que se refere à DFCI, é importante salientar os povoamentos florestais, em particular os de pinheiro-bravo que se encontram com elevada carga de combustível. Além disso, importa também realçar que se identificaram elevadas extensões das manchas florestais contínuas, que ocorrem essencialmente nos povoamentos de pinheiro-bravo e de eucalipto do concelho. As manchas de povoamentos de pinheiro-bravo ocupam, em muitos casos, áreas contínuas muito extensas, frequentemente com mais de 100ha, situação que será tida em consideração na definição das faixas de gestão de combustível (Caderno II – Plano de Acão) de forma a compartimentar os povoamentos em manchas de menor dimensão.

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados