EN FR PT ES

Parque Natureza do Agroal

 

O Parque Natureza do Agroal (PNA) insere-se no Sítio de Interesse Comunitário PTCON0045 Sicó/Alvaiázere da Rede Natura 2000. A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica que tem por objetivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais, da fauna e da flora selvagens no território da União Europeia.
O PNA desenvolve-se em área vedada no Agroal, União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais do concelho de Ourém. Confinante com o Rio Nabão, tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da conservação da natureza, dando a conhecer, através das atividades do Centro de Interpretação Ambiental do Agroal e Alto Nabão e dos percursos pedestres, a geologia, a flora e a fauna do local.
No espaço exterior do PNA existe ainda um jardim interpretativo, com a vegetação característica do local, e um espaço de lazer com parque de merendas e zona de apoio.

O pedido de utilização é efetuado mediante requerimento com formulário para o endereço parque.agroal@mail.cm-ourem.pt ou entregue nos serviços de atendimento com pelo menos 10 dias de antecedência, em relação à data de utilização do espaço e equipamento exterior do Parque Natureza do Agroal.

A utilização pressupõe a aceitação das Normas de Utilização do Parque Natureza do Agroal, aprovadas em deliberação de Câmara Municipal de 04 de junho de 2018.

 

 

Horário de Funcionamento:
Durante o outono e o inverno, as visitas e a utilização do Parque Natureza do Agroal encontram-se disponíveis mediante marcação prévia.

Contactos:
EM525 Rua Principal do Agroal
2435-201 Formigais
Telefone – 249 540 900 (ext. 6823)
E-mail – parque.agroal@mail.cm-ourem.pt / geral@mail.cm-ourem.pt

 

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados