EN FR PT ES

Prevenção e Cidadania Ambiental

Para alcançar um desenvolvimento sustentável não só a nível ambiental, como também a nível económico, bem como uma melhor qualidade de vida é necessário apostar fortemente em comportamentos que visem uma correta utilização dos espaços públicos, dos equipamentos disponíveis para a recolha e da deposição correta de resíduos com o objetivo de promover a reciclagem e consequentemente os recursos naturais.

Neste sentido, os serviços internos da autarquia têm vindo a implementar procedimentos de intervenção/prevenção no sentido de aumentar a correta separação e deposição de resíduos

As medidas promovidas pela autarquia são de aplicação interna e também de aplicação externa, nomeadamente medidas sensibilização ambiental para separação e valorização dos resíduos junto da população em geral, escolar em particular, e junto dos agentes económicos. Esta promoção externa é um fator chave para se conseguir cumprir os objetivos e metas de valorização e reciclagem de resíduos.

As campanhas de sensibilização ambiental desenvolvidas no concelho de Ourém são na sua maioria promovidas pelo município em parceria com a empresa multimunicipal Valorlis S.A. e com a empresa SUMA S.A., de acordo com os planos de intervenção aprovados pela câmara municipal no início de cada ano letivo.

A par da realização de campanhas de sensibilização é feito um esforço diário, por parte de agentes da câmara municipal, no sentido de apelar aos cidadãos para a redução da produção de resíduos, para maximizar a reutilização e a reciclagem dos produtos finais.

A prevenção na gestão de resíduo é essencial para que se alcancem as metas europeias sobre esta matéria, constantes do Persu II e para que se consiga uma melhoria contínua dos serviços prestados pela Autarquia, para as quais pode e deve contribuírem, nomeadamente:

As medidas de prevenção de resíduos implementadas pela Câmara Municipal assim com, as campanhas de sensibilização ambiental desenvolvidas em parceria com as empresas Valorlis e Suma, tem vindo a contribuir para uma melhoria contínua da gestão de resíduos efetudada no concelho.

De acordo com a estimativa a apresentada pela Valorlis relativamente à recolha de RSU recicláveis, constata-se que o concelho de Ourém em 2011 obteve um excelente desempenho, sendo o concelho da área de influencia da Valorlis a obter a maior taxa de desvio de resíduos do aterro atingindo 12% de desvio, percentagem consideravelmente superior à registada nos outros concelhos.

Dos quantitativos recolhidos em ecopontos por fileira em cada concelho da área de influência da Valorlis, verifica-se que nas fileiras de papel/cartão e vidro o concelho de Ourém está entre os concelhos onde os resultados são maiores. Salientando-se a fileira do Vidro onde o valor per capita foi o maior, situando-se nos 22,3%.

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados