EN FR PT ES

O principal objectivo das actividades de limpeza urbana desenvolvidas nos eventos e peregrinações, na sua grande maioria na cidade de Fátima onde existe o Santuário
Mariano, altar do mundo, é promover uma boa imagem do concelho de Ourém e em particular da cidade de Fátima.

Nos eventos destaca-se a limpeza das festas da cidade de Ourém, a limpeza das festas das vilas e aldeias que ocorrem principalmente no Verão e no Carnaval. Também existem outros eventos esporádicos tais como o Encontro Nacional de Vespas, competições desportivas, etc. Os trabalhos preparatórios consistem na limpeza e lavagem dos espaços públicos, assim como reforço da contentorização.

Em relação às peregrinações destacam-se as grandes peregrinações do 13 de Maio e 13 de Outubro, bem como a peregrinação da criança a 10 de Junho e a do emigrante a 15 de Agosto.

Para as grandes preparações é necessário um planeamento mais complexo. Os trabalhos preparatórios iniciam-se com o estabelecimento de parcerias e realização de reuniões de coordenação com as entidades envolvidas, nomeadamente, o Santuário de Fátima, a Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., a SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A), a Protecção civil e a Guarda Nacional Republicana (GNR), entre outros.

Os trabalhos de limpeza consistem predominantemente no reforço dos seguintes serviços:

  • Varredura manual e mecânica;
  • Lavagem de contentores, papeleiras e ilhas ecológicas;
  • Reforço da capacidade de contentorização, com a colocação de mais contentores nas zonas de maior passagem de peregrinos e junto a parques, para evitar a colocação de resíduos no chão;
  • Reforço da aspiração e lavagem de ruas e praças com água.

Fruto deste planeamento, a qualidade da limpeza nos eventos e peregrinações tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, devido ao esforço de todos os intervenientes na organização!

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados