EN FR PT ES

Recolha Seletiva

O que são Resíduos recicláveis?

Os resíduos recicláveis resultam de materiais que após serem utilizados podem ser reutilizados para fabricação de novos produtos. São exemplos, o vidro, plástico, papel, cartão, metais, óleos alimentares usados, etc.

Na área do município de Ourém, os resíduos recicláveis, tais como o papel/cartão, o vidro e as embalagens são recolhidos pela empresa Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A, que gere todo o sistema, desde a colocação e manutenção de equipamentos (ecopontos, vidrões, papelões), à recolha e à a triagem de recicláveis, até ao encaminhamento para destino final (valorização ou aterro no caso de degradados).

O sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos recicláveis é constituído por ecopontos e ilhas ecológicas, ecocentros, contentores compactadores para a deposição de papel e plásticos e recolha personalizada de papel e cartão junto dos grandes produtores.

A recolha é efetuada em veículos próprios, os resíduos recolhidos são transportados para a Estação de Triagem da Valorlis. Após triagem dos materiais, o vidro é encaminhado diretamente para a indústria vidreira e os restantes materiais são separados, enfardados e entregues às empresas de reciclagem.

Ao contrário do que acontece com os outros sistemas, a Câmara Municipal de Ourém não tem encargos diretos com o sistema de recolha dos recicláveis, apesar dos custos serem considerados para efeitos da tarifa anual praticada.

Para além da recolha da responsabilidade de Valorlis, existe ainda a recolha seletiva de Óleos Alimentares Usados, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ourém.

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados