EN FR PT ES

O que são Resíduos Sólidos Urbanos Indiferenciados?

São os resíduos domésticos, bem como os resíduos provenientes de estabelecimentos comerciais e industriais, e outros resíduos que, pela sua natureza ou composição, são semelhantes aos resíduos domésticos e que não são separados na origem, vulgarmente designados por “lixo normal”

O serviço de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos indiferenciados é efetuado pela empresa SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente S.A ao abrigo de um contrato de prestação de serviços celebrado com o Município de Ourém.

Na área do município de Ourém, os resíduos sólidos urbanos (RSU’s) indiferenciados são colocados pelos produtores nos contentores do sistema público, nomeadamente nos:

  • Contentores verdes situados na via pública;
  • Contentores subterrâneos das ilhas ecológicas existentes nas cidades de Ourém e Fátima.

A recolha está otimizada e é efetuada por circuitos de recolha, de acordo com a frequência de recolha de cada circuito. Os resíduos são recolhidos por veículos próprios e transportados para a Estação de Transferência de Gondemaria (ETG).

Após entrarem na ETG termina o sistema em baixa, da responsabilidade do município, e inicia-se o sistema em alta, da responsabilidade da VALORLIS S.A. Nessa unidade os resíduos são compactados e posteriormente transportados para o Aterro Sanitário da Valorlis, cujo destino é o aterro controlado ou a Central de Valorização Orgânica da Valorlis.

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados