Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

Sistema de Informação Geográfica

Sistema de Informação Geográfica (SIG)

Não existe uma definição única para SIG, dado o variado leque de utilizadores e áreas de aplicação. Um SIG pode ser entendido como uma ferramenta de análise de informação, assente sobre tecnologia informática, constituído por bases de dados de informação geográfica e alfanumérica geo-referenciada.

Um SIG permite realizar análises espaciais, possibilitando o cruzamento da informação armazenada, conferindo-lhe desta forma um importante papel nas actividades de planeamento e gestão territorial e ambiental, gestão de recursos naturais, infra-estruturas, ordenamento florestal, cadastro, etc..

O SIG é um sistema integrador de informação e fundamental no apoio à decisão, permitindo maior capacidade de resposta, eficaz e em tempo útil por parte do decisor.

Função do SIG na Câmara Municipal de Ourém

A principal função do SIG é recolher, estruturar e disponibilizar informação geo-referenciada, servindo todos os sectores da CMO, constituindo uma base comum de trabalho, e proporcionar uma ferramenta de análise indispensável e indissociável da gestão do território.

Na sua função de preparar, atualizar, gerir, estruturar a informação para a disponibilizar aos diversos setores do Município, o SIG conta com o contributo dos utilizadores internos da informação geográfica para a respetiva atualização. Desta forma, é possível construir uma base de trabalho credível e atual, consistente e comum, que sirva o interesse de todos.


Algumas das incumbências do SIG, refere-se à atribuição de Topónimos de Rua e Número de Polícia e ao desenvolvimento dos Sites Geográficos.

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.