Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

Obras municipais em curso

Na passada sexta-feira foram visitadas várias obras em curso no Concelho de Ourém. O principal objectivo desta visita, no seguimento de um acompanhamento de proximidade, foi avaliar o andamento de empreitadas directas que estão a ser executadas pelos serviços de obras Municipais.

 

 

Acompanharam o presidente da autarquia, Paulo Fonseca, e os vereadores Nazareno do Carmo, Lucília Vieira e José Manuel Alho, o chefe de Divisão de Obras Municipais, Eng. João Pedro Graça, e o Encarregado-Geral de obras municipais, António Carlos.  Marcaram também presença representantes de Juntas de Freguesia, onde estão a ser executadas estas obras.

Em Fátima, no centro da Cova da Iria, na Praça Luis Kondor, estão em curso trabalhos de assentamento de Calçadas, em 250m2, que estão a ser executados por uma equipa de calceteiros do município. O objectivo é requalificar este espaço e torná-lo numa praça central da cidade de Fátima. “ A requalificação deste espaço passa também pela construção de todas as infra-estruturas que servirão de apoio e que deixarão o local preparado para eventuais eventos que se possam aqui realizar”, afirmou Nazareno do Carmo, vereador responsável pelo Pelouro de Fátima.

A Estrada de Pedra de Alva, em Casal Farto, foi alvo de beneficiação em cerca de 2200 metros. Uma obra que contou com o apoio das empresas de extracção de pedra que contribuíram com materiais e algum equipamento de apoio à realização da obra. Nesta obra houve, igualmente, intervenção da Junta de Freguesia de Fátima, em particular, no contacto com os proprietários dos terrenos e das pedreiras existentes nesta área.

Estiveram envolvidos na obra 2 escavadoras giratórias, 2 camiões, 1 moto niveladora e 1 cilindro. Foi uma obra concluída no prazo de 5 semanas. A beneficiação desta estrada permite o desvio do trânsito pesado, nomeadamente que a circulação das viaturas afectas às pedreiras e das que se deslocam às pedreiras para carregamento de matéria-prima (exportação), seja desviada do centro da localidade de Casal Farto.

A visita prosseguiu para o Olival, junto ao local onde começou a obra do Centro Escolar. Estão feitas as marcações do terreno para uma obra, cujo projecto foi lançado em Junho de 2010 e, em tempo recorde, começou em inícios de Fevereiro.

Já em Caxarias, a comitiva parou junto ao Cemitério desta freguesia onde uma equipa de pedreiros tem em curso a obra de reboco do muro, em 480 m2. Trata-se de uma obra executada, após a intervenção da Junta de Freguesia de Caxarias, que procedeu à retirada do reboco que se encontrava em mau estado. Posteriormente, os serviços camarários deslocaram uma equipa de pedreiros para procederem ao reboco do referido muro. Após esta intervenção o muro será pintado, serviço também executado pelos serviços municipais.

Ao final do dia, foi ainda visitada, no Agroal, a empreitada de construção de conduta elevatória em aproximadamente 2Km de extensão e sistema de bombagem, com valor de cerca de 70 mil euros. O objectivo desta intervenção é a elevação dos esgotos produzidos no Agroal para o sistema de drenagem de águas residuais da Palmaria e a partir daí para a Estação do Tratamento do Alto Nabão. Durante a execução desta obra, nos locais onde foi possível, procedeu-se ao alargamento de algumas bermas, na estrada do Agroal, de modo a proporcionar algumas bolsas de estacionamento, para minorar o problema que existe nesta área, sobretudo durante as épocas balneares.

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.