Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

AS 24 HORAS DA VISITA DO PAPA A FÁTIMA

A visita do Papa Francisco a Fátima, no próximo mês de Maio, não irá durar mais de 24 horas, mas a agenda será intensa. O programa indica que o Papa irá sair de Roma num voo da Alitalia para aterrar na base aérea de Monte Real às 16h00 de 12 de Maio, iniciando logo os seus compromissos até à partida, prevista para a tarde do dia seguinte.

O líder da Igreja Católica sairá de Monte Real num helicóptero que o levará até Fátima, onde está previsto chegar pelas 18h00 ao campo de futebol, que se espera venha a ser rebatizado nessa ocasião com a denominação "Estádio Papa Francisco,"como sucedeu em visitas anteriores. Fará depois um percurso de três quilómetros no papamóvel até ao Santuário de Fátima, onde terá o primeiro contacto com os populares que já estarão presentes no espaço religioso. Embora não se trate de uma visita de Estado, o Papa será recebido em Monte Real por altas figuras do Estado e todos os encontros que se seguirão são de caráter privado. Chegado ao Santuário de Fátima, o programa prevê que a primeira paragem seja na Capelinha das Aparições, onde está previsto ficar em oração, momento esse que assinala o início oficial das peregrinações que celebram o Centenário das Aparições. O Papa recolhe depois à Casa Nossa Senhora do Carmo, onde ficará alojado e fará as suas refeições.

A noite de 12 de Maio será o ponto alto da visita do Papa Francisco: preside ao terço e à procissão das velas, mas não fica para a missa da noite, pois, segundo a equipa do Vaticano que organiza a viagem, a essa hora já está a fazer uma grande noitada e tem de descansar para que se possa levantar pelas 4h30 para as primeiras orações da manhã. No dia 13 de Maio, a missa solene é presidida pelo Papa, que é a razão principal da sua visita. Mais tarde, almoça com os bispos, seguindo-se o regresso à base de Monte Real de onde regressa a Roma num voo da TAP. É a segunda vez que um Papa entra diretamente em Portugal, sem passar por Lisboa.

 

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.