Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

EXPOSIÇÃO DE PINTURA "OLHAR O VAZIO DE UMA REALIDADE PINTADA" POR HUGO TRAVANCA


A Galeria da Vila Medieval de Ourém recebe a partir do próximo sábado, dia 01 de abril, uma exposição de pintura que mostra o melhor trabalho de Hugo Travanca, desenvolvido ao longo dos últimos dez anos.
A intenção do artista não é obter um conjunto de pinturas como resultado final, mas sim trabalhar no caminho para a construção de um traço pictórico identitário. Nesse sentido, aos olhos do artista, existe um certo vazio na tentativa de representar a realidade, há uma limitação na forma como se constrói uma imagem mental.
Personagens femininas pintadas em cartão apresentam-se como identidades estereotipadas pelas modas sociais, tão formadoras de uma determinada personalidade, totalmente posta em causa com o um olhar fixo no seu mais infinito interior. As personagens representadas nunca são o que está pintado, mas sim tudo aquilo que não está, ou seja, são figuras fora de si mesmas, que apenas aparentam a uma identidade coletiva com a pele social que vestem: roupa, penteados, pose corporal. Mas ao mesmo tempo o seu olhar está fixo e concentrado o que faz com que a própria personagem pintada não esteja na pintura, mas sim no mundo dos seus pensamentos, como reflexo de uma identidade individual. O que resultado é uma pintura falsa na representação tal e qual como a perceção que cada um de nós tem da realidade, por ser subjetiva e por ela ser também uma mera representação.
Hugo Travanca nasceu em Coimbra em 1981, cresceu no Olival, Freguesia do Concelho de Ourém, onde residiu até terminar o ensino secundário. Completou a Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de Évora em 2005, uma Pós-Graduação em Comunicação e Imagem em 2006 pelo IADE e um mestrado em Criação Artística pela Universidade de Barcelona em 2012 onde neste momento está a terminar um Doutoramento na mesma área. Em simultâneo vem desenvolvendo trabalho nas mais variadas vertentes das Artes Visuais, expondo frequentemente a sua Pintura desde 2003, colaborando em parceria na área do Design gráfico e Escultura e participando em diversos projetos como ilustrador.
A exposição ficará patente até 27 de maio e pode ser visitada de terça a domingo das 09h às 13h e das 14h às 18h. A entrada é livre.

 

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.