Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

VOTOS DE RECONHECIMENTO E DECLARAÇÕES - REUNIÃO DA CÂMARA 1 OUTUBRO

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, apresentou, na reunião de Câmara de 1 de outubro, duas declarações: uma em torno do primeiro ano após as eleições e outra relacionada com o Programa de Apoio à Natalidade. Foi ainda apresentado um voto de reconhecimento à empresa Mundifer.
Na mesma reunião, foram ainda apresentados, pelos vereadores executivos declarações e votos de reconhecimento acerca do Dia Mundial do Turismo, Jornadas Europeias do Património 2018, Benção dos Capacetes e ao atleta Tiago Piedade.

IMG 6792


Os votos de reconhecimento e declarações acima referidos são aqui transcritos na íntegra:

 

VOTO DE RECONHECIMENTO - COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO TURISMO EM OURÉM

De acordo com o tema proposto pela Organização Mundial do Turismo: “Turismo e a Transformação Digital”, o Município de Ourém e a ACISO - Associação Empresarial de Ourém-Fátima, em parceria com a Escola de Hotelaria de Fátima e a ADIRN, levaram a cabo um conjunto de atividades que possibilitaram destacar o dia 27 de setembro como dia Mundial do Turismo.
As atividades deste dia tiveram início com uma ação de rua com vista à promoção dos produtos regionais. Durante todo o dia, na Praça Kondor, em Fátima, uma dezena de expositores tiveram a oportunidade de promover os seus produtos: doces, vinhos, azeites, bordados, esculturas em pedra, em outros.
Os alunos de Turismo da Escola de Hotelaria de Fátima entrevistaram os turistas sobre os seus hábitos na utilização dos meios digitais na obtenção de informação, no planeamento das suas viagens e na reserva dos serviços e distribuíram convites para visitar a Vila Medieval de Ourém e a Casa do Administrador.
Na tarde deste dia, no Posto de Turismo de Fátima, ocorreu a inauguração da exposição de fotografia de Graça Marques intitulada “Contas de Fé e Flores”, seguida de um momento de showcooking pelos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima.
O Dia Mundial do Turismo fica marcado pelo serão em plena Vila Medieval de Ourém. No Largo do Pelourinho os participantes foram presenteados com um momento musical da Academia de Música Banda de Ourém (AMBO) e uma peça de teatro denominada "Os Condestáveis", assegurada pela ADIRN.
Para um grupo de 60 pessoas (grande parte deles empresários e profissionais do turismo), foi servido um jantar na Pousada Conde de Ourém denominado: "Uma viagem ao futuro", da responsabilidade do Chef Francisco Pimenta e servido pelos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima.
Durante o jantar, os oradores convidados Ana Rodrigues e Tiago Almeida, da empresa Crossing Answers, efeturam uma apresentação subordinada ao tema “Turismo e Plataformas Digitais”.
O programa deste dia encerrou com os discursos oficiais do Presidente da ACISO Domingos Neves e do Presidente da Câmara Luís Miguel Albuquerque.

 

DECLARAÇÃO POLÍTICA – UM ANO APÓS AS ELEIÇÕES

Ao dia de hoje perfaz, exatamente, um ano da data do ato eleitoral que nos colocou nestas funções, enquanto fiéis representantes de Ourém e da sua gente.
Não querendo fazer nenhum balanço, que ficará para outra oportunidade, apenas quero manifestar, que decorrido este ano, julgo que todos, enquanto executivo municipal, independentemente da coligação ou partido por que fomos eleitos, temos contribuído para o normal funcionamento das instituições, bom relacionamento institucional e dignidade na representação dos interesses coletivos do nosso concelho.
Enquanto Presidente desta Câmara Municipal, esta declaração serve precisamente para agradecer o trabalho e o empenho de todos pela causa pública e por tão bem representarmos os valores da democracia. Saberemos dar lições e exemplos de maturidade política até ao justo momento em que representarmos aquilo que os cidadãos traduzirem pela sua vontade e poder: o voto.

 

DECLARAÇÃO POLÍTICA – APOIO À NATALIDADE

No passado dia 29 de setembro, no edifício da Câmara Municipal decorreu uma sessão pública de entrega dos primeiros 34 cheques de apoio à natalidade, ou seja, o resultado dos primeiros incentivos aos nossos filhos, aos filhos Oureenses.
Sentimos uma enorme felicidade por assistir à aderência dos Oureenses sintomático da necessidade e da pertinência desta medida. Por diversas vezes abordámos esta iniciativa, não por congratulação de mais uma bandeira eleitoral cumprida, que também o é, mas por considerarmos de extrema importância o resultado deste apoio: primeiramente, por criarmos políticas concretas de apoio à natalidade e à família, e posteriormente pela definição de uma estratégia, que visa o crescimento demográfico das nossas terras, vilas e cidades.
Este gesto público e simbólico traduz o momento a partir do qual podemos e devemos afirmar que temos um Município mais amigo das famílias, mais preocupado com as condições das gerações futuras. Esta é uma clara manifestação de que a nossa gestão executiva não só se faz para o dia seguinte, mas os anos e décadas seguintes.
Solicitamos a todos vós que possam continuar a ser embaixadores desta iniciativa pois que frutos serão merecidamente recolhidos por todos nós.

 

DECLARAÇÃO – JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2018

De 28 a 30 de setembro, o Município de Ourém associou-se à celebração das Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países e que tem como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.
A propósito da eleição do tema “Partilhar Memórias” para 2018, o programa comemorativo contemplou iniciativas destinadas a vários públicos, com o propósito comum de documentar, informar e sensibilizar as diferentes geraçõ9es para a importância da memória do passado como instrumento de preparação de pessoas mais informadas e tolerantes.
No dia 28 de setembro, o Museu e o Arquivo municipais lançaram a oficina pedagógica "Nos Bastidores do Museu”, destinada a grupos escolares. Os alunos contactaram com objetos e documentos que ajudam a contar um episódio marcante da história local de Ourém: a elevação da Aldeia da Cruz a Vila Nova de Ourém, em 25 de setembro de 1841, por Alvará da rainha D. Maria II.
O ponto alto da celebração culminou no dia 30 de setembro com a apresentação pública da obra “Da Vila Velha à Vila Nova”, da autoria do Professor Doutor António Rodrigues Baptista, com edição da Câmara Municipal. O livro está disponível para aquisição no Museu Municipal e para consulta na Biblioteca Municipal.
O texto editado pela primeira vez em 1975, é agora é atualizado e complementado, de forma brilhante e de largo alcance histórico e pedagógico, porque dá a conhecer factos relevantes e marcantes da história do Município, através de documentos que sustentam e valorizam o percurso coletivo de mais de oito séculos de História.
O Executivo manifesta publicamente o sentido de gratidão pela forma como o autor demonstra, uma vez mais, um gesto de profunda ligação a Ourém, consubstanciada na forte participação na vida cultural e de investigação histórica do concelho de Ourém.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO - BENÇÃO DOS CAPACETES

Cerca de 150 mil motards estiveram ontem no Santuário para pedirem a proteção a Nossa Senhora de Fátima, no âmbito do evento Benção dos Capacetes.
O Município de Ourém associou-se à Benção dos Capacetes desde a primeira hora, tendo encabeçado todas as operações e apoiado logística e monetariamente esta iniciativa, desde a divulgação, ao fornecimento de refeições para todos os envolvidos.
De salientar, que a Benção dos Capacetes é uma organização da Associação Moto Clube de São Mamede Infesta que começou em 2014 e que todos os anos tem levado a Fátima milhares de motards, tendo atingido este ano um número record de participantes.
Propõe-se assim um voto de reconhecimento à Associação Moto Clube de São Mamede Infesta e às entidades envolvidas na preparação da Benção dos Capacetes 2018: Destacamento de Tomar da Guarda Nacional Republicana, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fátima, Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Gabinete de Proteção Civil do Município de Ourém.

 


VOTO DE RECONHECIMENTO - TIAGO PIEDADE

Tiago Piedade, atleta da FET – Fátima Escola de Triatlo, sagrou-se recentemente campeão português do IronMan, no escalão masculino 25/29 anos.
Com apenas 28 anos, este jovem fatimense nadou 1900 metros, pedalou 90,1 quilómetros e correu 20,1.
Os resultados alcançados são fruto de muito esforço, empenho, dedicação, disciplina, e luta diária, o que faz deste atleta um exemplo para os nossos jovens e para todos aqueles que estão ligados ao desporto. A sua performance é igualmente resultado do apoio e do trabalho desenvolvido pela Fátima Escola de Triatlo.
A conquista alcançada prestigia e dignifica o nome do Concelho de Ourém, pelo que se propõe a atribuição de um voto de reconhecimento ao atleta Tiago Piedade.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO - MUNDIFER

No passado dia 27 de setembro no Sardoal, a empresa oureense Mundifer, que desenvolve soluções de engenharia, fabrico e montagem em estruturas metálicas, foi distinguida com o Galardão Empresa no Ano 2017 com o “Prémio Micro Empresa”. Este acontecimento contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara, entidade que teve a honra em entregar esse prémio à empresa. Este evento trata-se de numa iniciativa conjunta da NERSANT e do jornal O Mirante, que tem o intuito de dar destaque ao tecido empresarial da região, presenteando e reconhecendo o mérito das empresas e empresários que se destacaram ao longo do ano.
Pelo prémio alcançado e pelo reconhecido mérito profissional do nosso conterrâneo nesta área empresarial, prestamos este voto de reconhecimento, como forma de agradecimento por representar a excelência profissional dos Oureenses e por apresentar e exibir Ourém ao mais alto nível.

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.