Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

OURÉM VAI CELEBRAR ACORDO DE COOPERAÇÃO COM MUNICÍPIO DE RASEINIAI (LITUÂNIA)

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, vai deslocar-se à Lituânia entre 9 e 12 de setembro com o objetivo de formalizar um acordo de cooperação com o Município de Raseiniai. Este acordo resulta da aproximação e relação institucional profícua que tem sido estabelecida com o Município de Ourém, nomeadamente após a presença de uma delegação lituana no Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação que se realizou em Fátima.

A proposta de acordo de cooperação foi aprovada na reunião de Câmara de 3 de setembro e prevê a troca de conhecimentos e das melhores práticas e experiências em áreas como o turismo religioso, educação, cultura, desporto, património cultural, desenvolvimento urbano e administração e organização de eventos internacionais. Deste modo, ambos os Municípios comprometem-se a incentivar a cooperação direta entre as instituições de ensino de Raseiniai e Ourém, a promover intercâmbios de jovens e parcerias de âmbito desportivo, a troca de exemplos de sucesso no desenvolvimento de infraestruturas desportivas e turísticas, bem como a troca de informações turísticas que permitam aumentar mutuamente o fluxo turístico. O acordo estipula também a partilha de práticas de planeamento urbano e administração, a troca de experiências na proteção do património cultural e a promoção de um ambiente favorável às empresas. Neste sentido, o Presidente Luís Miguel Albuquerque será acompanhado por uma delegação da ACISO – Associação Empresarial Ourém Fátima na visita a Raseiniai para divulgar o concelho de Ourém e especificamente Fátima, enquanto destino de turismo religioso por excelência.

Raseiniai é uma das mais antigas comunidades da Lituânia e conta com cerca de 34 mil habitantes, maioritariamente população católica. Um dos locais mais visitados em Raseiniai é a Vila de Siluva, local de aparição de Nossa Senhora a três crianças em 1608 com um santuário visitado por muitos peregrinos e pelo Papa João Paulo II em 1993.

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.