Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

MUNICÍPIO DE OURÉM INAUGUROU “ESPAÇO EMPRESA”

O Município de Ourém tem como grande prioridade o apoio às empresas e ao empreendedorismo local e foi neste contexto que inaugurou no dia 20 de junho, Dia da Cidade e do Município, um novo espaço dedicado ao tecido empresarial: o “Espaço Empresa”. Esta nova estrutura está instalada junto ao Edifício-sede do Município de Ourém (antiga Galeria do Paços) e disponibiliza um atendimento e acompanhamento personalizado às empresas e empresários, promovendo a competitividade e a internacionalização da economia local, além de potenciar recursos e competências para impulsionar a criação de emprego.


O “Espaço Empresa” tem por base um modelo de atendimento multicanal que poderá ser presencial, digital, digital assistido ou telefónico e a sua capacidade de resposta define-se pela estreita articulação com os serviços da Câmara Municipal de Ourém e com os diferentes parceiros, tais como o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação I.P., AMA – Agência para a Modernização Administrativa I.P. e AICEP Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal E.P.E., entre outros. Este projeto visa desenvolver um novo modelo de atendimento empresarial centrado nos interesses e necessidades do empresário, concentrando as respostas às empresas num ponto único de contacto e facilitando o acesso à informação e a interação com a administração pública central e local.

O “Espaço Empresa” é um balcão único de atendimento dedicado às empresas que consagra uma medida inscrita no Programa Simplex + 2016 e a Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, e o Presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, participaram na inauguração do projeto no concelho de Ourém, além do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e do Presidente da Assembleia Municipal, João Moura.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que o “Espaço Empresa” já fazia parte “do nosso programa eleitoral com a criação do Gabinete de Apoio ao Empresário”. “O concelho de Ourém está vocacionado para as empresas, tem um grande tecido empresarial e este espaço pretende que os empresários saibam onde se devem dirigir em caso de necessidade, nomeadamente na aprovação de projetos, na procura de investimentos no nosso concelho e se existem avisos abertos para o seu ramo de atividade”, continuou o autarca.
A estreita ligação com a Câmara Municipal e com vários organismos do Estado Central permitirá, segundo Luís Miguel Albuquerque, “desburocratizar cada vez mais o acesso das empresas a estas entidades” e o Município de Ourém pretende “alargar o âmbito do “Espaço Empresa” a mais serviços” para enriquecimento do projeto e aumentar a capacidade de resposta às empresas e seus empresários, além de configurar um “fator de captação de novos investimentos”.
O Presidente da Câmara defendeu que iniciativas como o “Espaço Empresa” constituem no apoio ao tecido empresarial “um dos motores que o futuro se encarregará de justificar como uma das apostas mais adequadas aos desígnios do nosso concelho e nomeadamente, como garantia de futuro para as gerações vindouras”

A Secretária de Estado da Indústria não duvida que o “Espaço Empresa” vem melhor servir todos os empresários, investidores e empreendedores e facilitar processos num único ponto de contacto, beneficiando o tecido empresarial e a economia local”. A governante fez questão de frisar que o projeto consiste num “único balcão com mais de 100 serviços disponibilizados às empresas simplificando os processos da administração central e local, com realce para a intervenção do IAPMEI” e também a “AMA e AICEP, duas entidades que estiveram na primeira linha juntamente com o IAPMEI e com os Municípios na concretização deste projeto”.
Ana Lehmann fez questão de felicitar a Câmara Municipal pois “Ourém não perdeu esta oportunidade e esteve no pelotão da frente de municípios que conseguiu entender a relevância de prestar mais e melhores serviços aos empreendedores e às empresas já instaladas que eventualmente pretendam apresentar novos projetos e expandir os seus negócios”. Sublinhou ainda que “os Municípios assumem um papel decisivo na expansão desta rede física de atendimento aos empresários, sobretudo na expansão de sinergias de estruturas de apoio aos investimentos já hoje existentes”. A Secretária de Estado referiu conhecer o trabalho do Município de Ourém no apoio ao investidor e empresário “como é o caso do Guia do Investidor, através de uma parceria com a ACISO- Associação Empresarial Ourém-Fátima” e elogiou iniciativas como a “Startup Ourém”, porque “este assunto é muito caro a esta secretaria de estado já que estamos na primeira linha de apoio às empresas e aos projetos empreendedores que se irão constituir”.
O “Espaço Empresa” é uma iniciativa conjunta do Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa, Ministério da Economia e Ministério dos Negócios Estrangeiros, “um excelente exemplo de coordenação interministerial e colaboração entre vários organismos públicos” segundo Ana Lehman, que anunciou para breve “a participação de mais ministérios e entidades de forma a alargar o rol de serviços a disponibilizar aos cidadãos e empresários”.
“Esta inauguração é mais um passo no rumo certo” concluiu a Secretária de Estado, já que “o concelho e a região têm assim condições para fazer crescer os seus negócios e a economia local e dar um importante contributo para a economia nacional no seu todo”.

O “Espaço Empresa” pretende apoiar os empreendedores e empresários que ambicionem investir no concelho de Ourém, proporcionar um total acompanhamento do empresário ao longo do ciclo de vida do seu investimento e melhorar a qualidade e rapidez de resposta ao tecido empresarial local.

Através do “Espaço Empresa” é possível obter informações e realizar um vasto leque de serviços em parceria com as seguintes entidades.

CONTACTOS
Praça D. Maria II, 1
2490-499 Ourém

Telefone: 249 540 900 (ext. 6867)
Telemóvel: 911 750 283
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenadas GPS: 39.658130, -8.578363

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.