Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

OURÉM RECEBEU PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MALTA E PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA

O Município de Ourém recebeu, neste dia 16 de maio, a Presidente da República de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, e o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. A receção decorreu no antigo edifício dos Paços do Concelho e surge na sequência da participação do Presidente da Câmara Municipal de Ourém no Fórum Turismo do Mediterrâneo, realizado em Malta, onde Luís Miguel Albuquerque foi agraciado com o “Prémio Mediterrâneo de Turismo” pelas boas práticas de turismo executadas em Fátima.


A receção oficial foi dirigida pelo Presidente Luís Miguel Albuquerque e contou com a presença dos Vereadores Isabel Costa, Rui Vital, Cília Seixo e Estela Ribeiro, do Presidente da Assembleia Municipal, João Moura, vários deputados municipais e presidentes de junta de freguesia.

O Presidente da Assembleia Municipal foi o primeiro a usar da palavra e salientou as preocupações humanitárias e sociais que o Município de Ourém e Malta partilham, nomeadamente em relação ao fenómeno das migrações. Defendeu ainda a importância de “estreitar relações entre as instituições e os povos que representamos para contrariar um mundo cada vez mais individualista”.


Seguiu-se a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, que considerou um “privilégio” receber a Presidente da República de Malta e a sua comitiva (o Ministro da Economia de Malta também integrou esta visita a Ourém), após a forma “amistosa como fui recebido por ocasião da minha visita recente a Malta e tendo recebido, com grande honra, o Prémio Turismo do Mediterrâneo, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao nível do turismo religioso”. Luís Miguel Albuquerque manifestou também vontade em “contribuir para o incremento dos laços afetivos entre os nossos dois países”, e sublinhou a importância de Fátima, “uma das maiores referências espirituais do nosso tempo, que é, ao mesmo tempo, uma referência de Portugal no Mundo”. O Presidente da Câmara finalizou a sua intervenção com um convite para que a Presidente da República de Malta possa “desfrutar da paz” que Fátima, enquanto “lugar único e universal”, oferece a quem a visita.


Marie-Louise Coleiro Preca mostrou o seu agrado pelo modo como foi recebida e realçou a “importância de Fátima no Mundo e para todos os cristãos”. Referiu ainda a importância de reforçar laços para favorecer o turismo e assim aprender com as experiências de todos, objetivo base do Fórum Turismo do Mediterrâneo que “pretende reunir esforços e unir os diferentes países para consolidar a nossa posição na Europa e no Mundo”. A Presidente da República de Malta terminou o seu discurso com a tese de que “o turismo não é apenas uma atividade económica, mas uma forma de unir povos e Fátima é um local fundamental para atingir este objetivo”.


Após as intervenções oficiais, seguiu-se a assinatura do Livro de Honra do Município de Ourém pela Presidente da República de Malta e a entrega de lembranças. Esta receção oficial teve o acompanhamento do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, no almoço que se seguiu em Fátima.

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.