Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

MUNICÍPIO DE OURÉM COMEMOROU O 25 DE ABRIL

A Câmara Municipal de Ourém assinalou os 44 anos do 25 de Abril com uma programação diversificada que teve início no dia 24 e terminou com a realização da Assembleia Municipal de Ourém no “Dia da Liberdade”. O público compareceu e participou nas diferentes iniciativas que contemplaram momentos dedicados à poesia, música, dança, desporto e literatura, além das cerimónias e intervenções oficiais próprias da efeméride.


No dia 24 de abril, o auditório do antigo edifício dos Paços do Concelho recebeu o sarau de poesia e música “Canto a Liberdade” que contou com a participação de vários alunos de escolas e colégios do concelho na vertente poética e o Grupo Gente Nossa na animação musical.

Seguiu-se o espetáculo “Dançar a Liberdade” pela Associação de Dança Cisnes e Poetas e a atuação da Instituna, tuna do Instituto Politécnico de Leiria. A “Grândola Vila Morena” foi entoada às 24 horas, seguida das intervenções oficiais e do Hino Nacional.

Nas intervenções oficiais, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém, Natálio Reis, na ausência do Presidente Luís Miguel Albuquerque, tomou a palavra e lembrou as conquistas proporcionadas pelo 25 de Abril, enaltecendo a coragem dos que lutaram pela Democracia e pela Liberdade. Realçou ainda a importância da revolução dos cravos na instituição do poder local democrático. O Vice-presidente esteve acompanhado pelo restante executivo camarário e por vários presidentes de junta de freguesia e deputados municipais.


Já no dia 25 de abril, as comemorações tiveram início durante a manhã com as tradicionais cerimónias oficiais que, além do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, restante executivo camarário e demais representantes autárquicos e institucionais, contaram com a participação da fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém e da Associação Filarmónica 1º Dezembro Cultural e Artística Vilarense Reis Prazeres.

Aqui, destaque para a presença dos militares do concelho de Ourém, Manuel Baptista, Agostinho Oliveira e Carlos Nunes que, juntamente com o saudoso António Silva do Pinheiro, integraram a coluna militar que saiu da Escola Prática de Cavalaria de Santarém em direção ao Terreiro do Paço, liderada por Salgueiro Maia. Os militares de Abril participaram nas cerimónias oficiais do Município de Ourém e tiveram a responsabilidade de dirigir o momento solene de hastear as bandeiras.

Seguiu-se uma aula de zumba que serviu de aquecimento para a 3ª Caminhada Solidária “Piratas à Descoberta, é Diversão na Certa” e para a Caminhada da Liberdade, iniciativas que reuniram muito público de todas as idades.

Já no período da tarde, o antigo edifício dos Paços do Concelho recebeu a apresentação do livro “Musicações de um Andarilho” de Roberto Chichorro, seguida de uma visita às obras do pintor.

Neste momento em que Roberto Chichorro contou com a colaboração de Luís Carlos Patraquim e Sérgio Ribeiro na apresentação da obra, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, salientou o orgulho que todos os oureenses sentem em ter Roberto Chichorro como conterrâneo, orgulho partilhado pelo responsável máximo da Câmara Municipal de Ourém.

O programa comemorativo do 25 de Abril encerrou com a realização de uma sessão solene de abertura da Assembleia Municipal de Ourém.

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.